ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Pandemia culinária: qual o mais antigo restaurante do mundo?

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/01/2021 08:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O último grande descobrimento em Pompeia, a cidade romana enterrada pelo Vesúvio há 2.000 anos, foi um "termopólio", um restaurante de comida rápida, de rua. Quando se visita as ruínas de uma cidade romana bem conservada, seja em Herculano, Óstia ou na Jordânia, fica evidente que os romanos comiam muito fora de casa. Mas eles eram desprovidos de qualquer sofisticação. Encontraram ossos de patos, cabra, porco e inacreditáveis ossos do pescoço de uma girafa em Pompeia, levando a crer que algo de diferente ocorria nesse termopólio.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Lugares de intensa socialização.

Desde os romanos, os restaurantes mudaram os costumes da mundo ocidental. Não só nos tornamos mais sociáveis com eles, como influenciaram decisivamente o que as pessoas passaram a comer. Antes deles, só existiam tavernas, lugares dedicados ao consumo de bebidas alcoólicas, ainda que pudessem encontrar um prato de comida de baixa qualidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O papel da Revolução Francesa.

Muitos passaram a comer bem influenciados pelo pós Revolução Francesa. Antes, da boa comida era um prazer exclusivo de reis. No século XVIII começaram a abrir restaurantes com grande cozinheiros. Com estes estabelecimentos, a gastronomia se abriu a camadas mais amplas da sociedade, especialmente aos burgueses. Com a revolução, praticamente todos os grandes cozinheiros foram abrir seus próprios negócios uma vez que reis e nobres em geral estavam decapitados ou empobrecidos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os mais antigos do mundo não foram fechados nem pela pandemia.

Quer encontrar o restaurante mais antigo do mundo? Terá dificuldades. O Livro Guinness dos Recordes deixou clara sua opinião de que é o espanhol "Sobrino de Botín", fundado em 1725, situado junto à Plaza Mayor, em Madri. Nem a invasão francesa, a guerra civil ou a pandemia conseguiu fechá-lo. Mas outros reivindicam uma longevidade assombrosa. A Abadia de São Pedro, em Salzburgo, têm o restaurante "Stiftskeller St.Peter" reclama o título de mais antigo por goleada. Seus responsáveis afirmam que antes do ano de 803 a.C. estava aberto, conforme descreve o erudito Alcuino de York, um dos maiores intelectuais dessa época. Nunca foi fechado. Em Paris, há o "La Tour d´Argent", situado na margem esquerda do Sena, em frente à Catedral de Notre Dame, que assegura ter sido fundado em 1582. Como os outros dois, nem guerras ou pandemias o fecharam.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O nascimento da mesa em um lugar para comer.

Mais além das tavernas, a ideia de sentar-se em uma mesa, pedir pratos sofisticados e ser servido por profissionais, nasceu seguramente na China, em torno do século XII. Em 1127, a capital chinesa foi transladada de Kaifeng ao porto de Hangzhou, onde o comércio e a agricultura vivia uma explosão de riqueza. Foi então, que surgiram grande restaurantes, capazes de servir comida a centenas de pessoas sentadas.

Nos siga no Google Notícias