A notícia da terra a um clique de você.
 
12/04/2019 06:33

Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco

Mário Sérgio Lorenzetto
Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco

Três dos cinco programas mais vistos na Espanha, na França, Portugal e Argentina são telenovelas de um país distante. No caso argentino, esse país não tem qualquer vinculação histórica salvo pelo apelido genérico que recebem todos os argentinos de origem libanesa ou síria. Todos são chamados de turcos, como faziam com o ex-presidente Menem, filho de sírios. É isso mesmo, para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco. Já se foi a época em que esses programas eram exportados pelo Brasil e pelo México.

Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco
Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco

A loucura com as novelas turcas.

A loucura tomou conta da televisão argentina e espanhola. Uma mídia em franca decadência no mundo, açoitada pelos YouTube e congêneres da rede de internet, a Turquia encontrou uma saída que não era aguardada. Com investimentos pesados, essa indústria turca vem oferecendo centenas de cenários suntuosos, muita riqueza nos figurinos, muito amor e boa dose de machos alfa. O inverso das novelas brasileiras que oferecem doses elevadas de personagens gays, meia dúzia de cenários desinteressantes, figurinos pobres... e roteiros pasteurizados que não envolvem emocionalmente.

Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco
Para triunfar nas telenovelas tem de ser... turco

As mil e uma noites turcas.

Tudo começou com a conhecidíssima historieta das "Mil e uma noites". A novela teve êxito em dezenas de países e explodiu na Espanha e Argentina.
A loucura chegou ao ponto do ator protagonista, Ergun Demir, que fazia o papel de Ali Kemal, se converteu em um ídolo de tal calibre que fez as malas e mudou para Buenos Aires. Aprendeu pouco a pouco o espanhol e começou a trabalhar em novelas argentinas. Algo inimaginável para o próprio Demir. Após seis meses de sucesso, foi demitido. Saiu atirando. Acusou a televisão argentina de racismo e anunciou que retornaria para a Turquia.
O êxito da novela "Mil e uma noites" demarcou uma espécie de obsessão com a Turquia. Abriu caminho para dezenas de outras produções.
Agora se multiplicam as viagens para visitar o "país das telenovelas". Tudo que é turco vende na Argentina e Espanha. Algo que ninguém consegue explicar.
No Brasil, quem tomou conta desse ainda incipiente mercado foi a Netflix. Com o novelão "Resurrection Ertugrul", vem conquistando uma faixa de fãs.



imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.