ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Pavlov, pioneiro no bem estar animal

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/04/2019 06:25
Pavlov, pioneiro no bem estar animal

Tome Coca Cola. Tome Coca Cola. Essa empresa norte-americana foi uma das primeiras a utilizar os experimentos do médico russo Ivan Petrovich Pavlov no então inexistente marketing. Percebeu que poderia faturar muito mais com as ideias do "reflexo condicionado". Bastaria repetir incessantemente "Tome Coca Cola". O marketing é uma das inúmeras aplicações dos experimentos de Pavlov com cães.
Pavlov era um médico militar. Estava interessado em estudos sobre a digestão dos homens e dos animais. Esse estudo lhe valeu um Prêmio Nobel. Ninguém sabe disso e quem sabe não se lembra. Pavlov passou para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento, mais conhecida como reflexo condicionado.

Pavlov, pioneiro no bem estar animal
Pavlov, pioneiro no bem estar animal

Pioneirismo no bom trato dos animais.

O que se pode recolher nos livros de história é que Pavlov, além de ser pioneiro no estudo do sistema nervoso e da psicologia experimental, o foi em outro campo: no tratamento ético dos animais usados nas experiências. Recordam-se dos ativistas que invadiram um laboratório em São Roque para soltar cães beagle? Esse movimento começou com o respeito de Pavlov aos cães. Era uma época em que não havia leis de bem estar animal e qualquer maltrato era permitido. Ele foi pioneiro em anestesiar os animais antes de submetê-los a qualquer processo que pudesse ser doloroso e também em procurar alternativas para que os cães não fossem submetidos a qualquer intervenção invasiva.

Pavlov, pioneiro no bem estar animal

Os cães faziam parte de sua equipe.

Pavlov sempre considerou seus cães parte indispensável de sua equipe. Registrou todos seus nomes e demais dados. Graças a esse comportamento, conhecemos a história do Cigano, do Falcão, do Mancha e da Comadre, os mais próximos de Pavlov. No final de seus dias, seus alunos lhe presentearam um álbum com 40 fotos de seus cachorros. Em 1935, foi erigido um monumento ao cão em seu centro de experimentos. Sobre um pedestal enfeitado com oito bustos dos cães de Pavlov de cujas bocas, como se fosse saliva, emanam golfadas de água.

Nos siga no Google Notícias