ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Qual a melhor hora do dia para algumas tarefas?

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/03/2019 08:27
Qual a melhor hora do dia para algumas tarefas?

Se deseja ter êxito em algumas tarefas, têm de escolher o melhor momento do dia para realizá-las. Essa é a ciência do tempo. Vejamos alguns dados: as possibilidades de encontrar um pólipo em uma endoscopia variam dependendo do momento em que realize o exame. Encontram 1,1 pólipo por cada exame às onze da manhã. Às duas da tarde encontram menos da metade, segundo um estudo publicado na revista "American Journal of Gastroenterology". E não para na medicina.
As apresentações de resultados em uma empresa têm melhor impacto quando é realizada pela manhã. Os estudantes que devem prestar exame anual, obtém melhores notas quando fazem a prova pela manhã. E pior para alguns alunos: os exames realizados pela noite só conseguem resultados muito ruins, típicos de estudantes com pais com menor formação escolar ou o equivalente de estudantes que perderam duas semanas de aula em um ano. Tudo isso é devido ao funcionamento de nosso cérebro.

Qual a melhor hora do dia para algumas tarefas?

Os três tipos de hipotálamo.

Em nosso hipotálamo existe o núcleo supraquiasmático, formado por umas 20.000 células, do tamanho de um grão de arroz. Sua função é vital: atua como nosso relógio interno e define nossos ciclos circadianos. Por isso, há pessoas que são madrugadoras, não conseguem ficar na cama por muito tempo, conhecidos como "cotovias". Para outras pessoas, o despertador é um tormento, levantar da cama é um sacrifício para aqueles que dormem tarde, são conhecidos como "corujas". E há um terceiro grupo, nem madrugadores e nem transnoitados, os denominados "colibris".
Segundo Roennenberg, o cronobiólogo mais famoso do mundo, 14% da população é cotovia, 65% é colibri e tão somente 21% é coruja. O que define nossa cronobiologia está relacionado com a genética e com a idade. Os bebês, via de regra, são cotovias, que o digam seus pobres pais que têm de aguentar o ritmo. Os adolescentes e jovens em idade universitária são terrivelmente corujas.

Qual a melhor hora do dia para algumas tarefas?
Qual a melhor hora do dia para algumas tarefas?

A tabela cronobiológica para cada tarefa.

Nosso cronotipo influencia em como temos lúcida nossa mente para tomar determinadas decisões. Ao longo do dia todos experimentamos três fases: um pico, um vale e um período de recuperação. No pico, estamos mais do que despertos, enquanto na fase vale, nossa mente está um pouco mais confusa. Pois bem, já que algo com três em cada quatro pessoas é colibri, isso significa que encontrarão sua fase pico pela manhã. Caem conforme passa o dia e no final da tarde, começa a fase de recuperação. Todavia, uma em cada quatro pessoas é coruja, o que quer dizer que sua sequência é outra: recuperação pela manhã, vale ao longo do dia e pico à partir do final da tarde. Leia a tabela e preste atenção que há uma exceção à regra: as tarefas criativas. Curiosamente, quando a mente está em seu momento vale, e se encontra mais relaxada, é o melhor momento para resolver problemas difíceis, que exigem criatividade.

Nos siga no Google Notícias