ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Um pulmão tem 100 metros quadrados de tecido e pesa 1 kg

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/07/2020 07:48
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os pulmões pesam cerca de 1,1 quilo no total e tomam mais espaço em teu peito do que você imagina. No alto alcançam o pescoço e embaixo ficam perto do esterno. Acreditamos que inflam e desinflam de forma independente, como foles, mas na verdade são bastante auxiliados por um dos músculos mais desvalorizados do corpo: o diafragma. Você já ouviu falar em um médico especialista em diafragma?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Genial diafragma.

Se fosse uma pessoa, o diafragma seria um gênio. É uma tremenda invenção dos mamíferos. Ao puxar os pulmões por baixo, ele amplia sua potência. O aumento da eficiência respiratória nos possibilita obter mais oxigênio para os músculos. Nos tornou mais fortes. E mais inteligentes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Abomina o CO2.

Um fato interessante é que o desconforto que sentimos quando prendemos demais a respiração é causado não pela diminuição de oxigênio, mas pelo acúmulo de dióxido de carbono. Por isso a primeira coisa que fazemos após prender o fôlego é assoprar, eliminar o CO2 e não engolir oxigênio. O corpo abomina de tal forma o CO2 que somos obrigados a expeli-lo antes de nos reabastecer.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Respiração humana é ineficaz.

Os humanos não são bons em prender o ar. Nossos pulmões só conseguem conter cerca de 6 litros de ar, mas respiramos apenas cerca de meio litro por vez. Há margem imensa para aperfeiçoamento. O maior tempo que um humano já prendeu a respiração foi de 24 minutos, recorde do espanhol Alex Vendrell, em 2016. Comparado com outros mamíferos é muito pouco. Focas ficam debaixo da água por duas horas, para dar só um exemplo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

100 metros quadrados de tecido.

Se contarmos um pulmão de acordo com a metragem de tecidos, o número é inacreditável. Um mero pulmão tem 100 metros quadrados de tecido. Se a medida for feita em vias aéreas, é ainda mais inacreditável. Um pulmão tem dois quilômetros de vias aéreas. Acondicionar tudo isso no espaço modesto de teu peito foi uma solução genial e elegante. É um intricado acondicionamento. É tão complexo que causam um monte de problemas. O que é ainda mais surpreendente é como compreendemos pouco as causas desses problemas.

Nos siga no Google Notícias