ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Finanças & Investimentos

Quem deve cuidar do dinheiro da família, o homem ou a mulher?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 04/05/2015 08:01

Quem cuida das contas em sua casa? Você ou seu (sua) parceiro (a)? Saber lidar com as finanças é um fator de extrema importância para ter um relacionamento saudável, você já parou para pensar nisso?A verdade é que nunca fui boa em cálculos e confesso: na época da escola, sempre estudei para passar de ano. Não por acaso, escolhi o Jornalismo, já que adorava ler e escrever. Porém, eu jamais poderia imaginar que, anos mais tarde, eu escreveria sobre finanças. E mais, seria eu a responsável pelas planilhas financeiras dos gastos de casa. Pois é, meu marido deixou isso por minha conta.Desde que nos casamos, em 2013, sou eu quem cuida do dinheiro que sai e entra; sou eu quem verifica as possibilidades de realizarmos uma viagem, de almoçarmos fora num restaurante mais bacana – e, consequentemente, mais caro – e de trocarmos de carro.

Isso tudo porque meu marido tem a consciência de que ele não é a melhor pessoa para fazer isso. Eu, particularmente, considero esse reconhecimento um fator muito positivo, já que facilita muito o andamento das coisas.Dizem que em um casal há sempre um que gasta mais do que o outro – as mulheres, muitas vezes, acabam levando essa fama – e, no nosso caso, o “mão aberta” é ele. Digamos que eu sou mais “pés no chão”.Antes de dividirmos o mesmo teto e as contas de casa, cada um tinha uma relação diferente com o uso do cartão de crédito, por exemplo. Foi então que sentamos e discutimos como poderíamos fazer tudo funcionar de forma que isso não se tornasse um problema em nossas vidas.Dinheiro, caro leitor, resolve muitas coisas, mas a má administração dele leva até ao divórcio. Isso não chega a ser uma novidade, eu sei, mas parece que as pessoas não se dão conta da seriedade do tema no dia a dia familiar.

A primeira medida que tomamos foi decidir que, após o casório, nossa renda seria uma só. Isso significa que não há o dinheiro dele e o meu dinheiro. E isso é opção nossa. Somos um casal com planos e sonhos a serem realizados, mas também temos nossas metas pessoais e que não são deixadas de lado. A diferença é que acreditamos que juntos tudo funciona melhor e mais rápido.De lá pra cá, temos conseguido realizar muitas coisas. Alguns tropeços nas planilhas, outros ajustes aqui e ali, algumas vezes até eu extrapolo nos gastos (quem não?), mas o que mais temos aprendido até então é ficar de olho para aonde o dinheiro está indo.

A forma como lidamos com as finanças não significa ser a mais correta, mas é a que funciona para nós. Há casais que fazem de formas diferentes e também funciona. O importante é isso, não é?E você? Como lida com o dinheiro no seu relacionamento? Que jeito você arrumou para cuidar das contas e não deixar que isso atrapalhe sua relação?

Fonte: NayraGarofle/ dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências. *Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias