A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Maio de 2019


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


20/03/2019 11:43

Quer Investir em FIIs? Veja plataformas para facilitar vida

Emanuel Steffen*

Muitos brasileiros investem parte do seu dinheiro no mercado imobiliário. A compra de imóveis é como um refúgio para investidores conservadores, porém, este ativo nem sempre se mostra como uma boa opção de investimento. Com a recente crise imobiliária, muitos investidores tiveram problemas em liquidar seus imóveis e estes, que durante a crise apresentaram poucas oportunidades de retornos, trouxeram despesas indesejadas.

Uma alternativa de investimento no mesmo setor tem se mostrado bastante atraente pelos proventos recorrentes e pela liquidez, são os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Os FIIs são fundos de investimentos que atuam no setor imobiliário através da comercialização e administração de imóveis. Estes fundos remuneram os cotistas de acordo com os lucros obtidos com as receitas provenientes de arrendamentos, aluguéis, vendas de imóveis e outras atividades do setor imobiliário.

Por lei, os fundos são obrigados a distribuir 95% dos lucros no período para os cotistas. Como os fundos possuem diversos imóveis, mesmo em tempos de crise, dificilmente os alugueis serão completamente interrompidos, o que garante ao cotista uma remuneração recorrente. Além disso, a legislação impede os FIIs de contraírem dívidas, o que faz com que os fundos utilizem a emissão de cotas para a captar recursos.

Deste modo, os FIIs são considerados investimentos com baixo risco, destinado a investidores que almejam o recebimento de proventos recorrentes e com volatilidade menor do que a encontrada no mercado de ações. Existem muitos FIIs no mercado brasileiro e encontrar o FII adequado ao seu perfil pode ser uma tarefa árdua. Porém, existem excelentes ferramentas gratuitas no mercado para que um investidor possa montar sua carteira de FIIs de maneira muito menos trabalhosa.

Funds Explorer - Esta plataforma 100% gratuita é um banco de dados completo com informações acerca de diversos FIIs comercializados no mercado brasileiro. A plataforma oferece um bom ferramental para que o investidor possa analisar quais FIIs são mais adequados ao seu perfil.

Entre as informações contidas na plataforma estão os dividendos pagos, os locais onde se concentram os empreendimentos, a liquidez, a taxa de vacância, a taxa de administração, entre outras informações extremamente relevantes para fundamentar a decisão de investimento.

Além disso, a plataforma permite a criação de carteiras virtuais, onde o usuário pode selecionar ativos e montar um portfólio. Assim, é possível acompanhar o progresso e comparar os ativos para monitorar a qualidade dos investimentos.

FIIs.com.br - O FIIs.com.br também é uma plataforma 100% gratuita e complementar ao Funds Explorer. Enquanto o Funds Explorer permite ao usuário a criação de uma carteira, o fiis.com.br compila toda a informação necessária para o investidor do mercado de FIIs.

Entre os documentos encontrados na plataforma estão todos os documentos divulgados pelos fundos ao mercado, entre eles podemos citar os comunicados de fatos relevantes, aquisições, aumento de capital, informes mensais, trimestrais, relatórios gerencias, e outros.

A plataforma também apresenta excelente conteúdo sobre fundos imobiliários, contando com centenas de artigos publicados. Além disso, as ferramentas existentes na plataforma permitem que o usuário utilize filtros com diversos critérios para encontrar os FIIs que mais lhe agradam.

As plataformas foram desenvolvidas de modo a oferecer ao usuário uma excelente experiência. O acesso é simples, gratuito e bastante intuitivo. O conteúdo é completo e com o uso das duas plataformas o usuário está completamente amparado em termos de investimentos em fundos imobiliários.

*Fonte: Tiago Reis \Suno Research Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

As dez leis fundamentais da economia
Em meio a tantas falácias econômicas sendo repetidas de maneira aparentemente incessante pela mídia e pelos comentaristas, a função do economista int...
Nova Previdência: os vícios clássicos
A recusa de aceitar a Nova Previdência baseada em capitalização, contas individuais e gestão privada, decorre de dois vícios clássicos que afligem o ...
Quais tipos de investimentos você deve conhecer?
Quando começar no mercado financeiro é comum ficar um pouco perdido dada a variedade de produtos disponíveis. Esse receio logo dissipa quando você en...
Entusiasmo e obsessão são suas melhores habilidades
Foram incontáveis as vezes que ouvi essas duas frases de efeito sobre a importância da educação escolar: "A escola não é sobre aprender coisas especí...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions