ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Renda passiva, o caminho para liberdade financeira

Emanuel Steffen | 20/09/2017 11:50

Essa pergunta é uma das mais recorrentes entre os leitores: Como conseguir poupar e investir se não sobra dinheiro nem para as despesas do dia-a- dia? Para responder esta pergunta, gosto muito de utilizar uma frase do bilionário investidor Warren Buffet que diz: Se você não achar uma forma de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer. Pode parecer algo muito radical para algumas pessoas, mas acredite, este é o melhor caminho para construir liberdade financeira. Antes de mais nada, como existem muitos conceitos diferentes sobre o mesmo tema, quero deixar claro qual a minha a definição para liberdade financeira que

utilizaremos aqui. Liberdade financeira é o mesmo que abastança. Melhorou? Não muito né!? Sendo objetivo: Se você parasse de trabalhar agora, voluntariamente ou por algum infortúnio, demissão ou problemas com a saúde por exemplo. Por quanto tempo você conseguirá manter o seu estilo de vida, ou por quanto tempo manteria o
seu padrão de consumo atual? Isso é liberdade financeira. É a capacidade de poder escolher entre trabalhar ou não.
Este conceito difere da realidade da maioria dos brasileiros, e pode parecer algo muito distante, inatingível, restrito apenas aos multimilionários. Felizmente isso não é verdade. Muitas pessoas já atingiram este objetivo apenas readequando seus gastos, e racionalizando seus investimentos.

Fato é que nenhuma pessoa consegue atingir este estado de liberdade, sem antes construir renda passiva. Se liberdade financeira é a capacidade de poder escolher entre trabalhar ou não, ou ainda a capacidade de trabalhar por prazer e não apenas necessidade. Isso significa que alguém está trabalhando ou gerando valor para que você não precise mais se preocupar com isso. Este é objetivo da renda passiva. Quando alguém reclama que não consegue bancar as despesas do dia-a- dia, muitas vezes é porque não se atentou para a construção de fontes de renda
alternativas, além da sua atividade principal. Essas outras fontes é que vão criar a capacidade de completar seu orçamento pessoal para suprir suas necessidades e ainda fazer sobrar.

Este é o conceito: Multiplicar suas entradas de dinheiro para além do seu trabalho principal. Mas como conseguir isso? Bem, existem muitas histórias de pessoas que atingiram sua liberdade financeira recorrendo aos mais variados tipos de renda passiva.

Algumas pessoas investem em imóveis para aluguel, outras criaram um negócio próprio onde a sua presença constante na empresa não é necessária ao seu funcionamento diário. Existem aqueles que fazem o seu dinheiro trabalhar para eles, investindo seu capital em produtos de investimentos, vivendo da renda (ou dos juros) gerados por ele, descontada a inflação. Neste caso, damos o exemplo de ações pagadoras de dividendos ou FII - fundos imobiliários.

Uma ótima oportunidade que o avanço tecnológico dos últimos anos permite é a utilização de aplicativos de economia compartilhada. Com eles é possível que você utilize bens pessoais para gerar mais renda, como a sua própria casa, um quarto, seu automóvel, e até mesmo suas habilidades pessoais. Mais adiante descrevo algumas outras fontes de renda passiva mais comuns, para te ajudar a definir aquela que acredite ser a mais viável para você:

-Desenvolva e venda sua arte
-Organize e decore festas
-Atue como freelancer (fotografia, design, conteúdo)
-De aulas particulares
-Motorista nas horas vagas
-Alugue um imóvel ou partes dele
-Ofereça jantares compartilhados
-Seja um trader de mesa proprietária
-Desenvolva programas
-Escreva livros
-De cursos on-line de um assunto que domina
-Faça representação comercial
-Venda doces
-etc..

Existem muitas outras oportunidades impossíveis de serem elencadas aqui. Cabe a você garimpar aquilo que mais lhe convém. O que é importante que você guarde com este artigo e tenha claro em sua mente é que, para sair da famosa “corrida dos ratos” - aquela situação onde o endividamento cresce proporcionalmente aos rendimentos - é necessário investir tempo e dinheiro na construção de múltiplas fontes de renda, e não apenas ficar refém do seu
emprego atual.

Foque em estudar quais os tipos de renda passiva são mais adequadas ao seu perfil e disponibilidade. Comece por uma única atividade, que você possa se empenhar parcialmente ou em períodos vagos, e vá aumentando aos poucos sua dedicação. Busque atividades paralelas a seu trabalho atual e depois procure evoluir e focar em negócios ou investimentos que não dependam da sua participação constante.

É realmente difícil no início, mas saiba que você nunca vai chegar a construir renda passiva que seja relevante, se você não começar em algum momento. Lembre-se, o quanto antes começar, antes conseguirá desfrutar dos seus resultados.


Não perca tempo, suas habilidades podem servir para gerar valor as pessoas a sua volta. Se você acha que não possui muitas habilidades, então foque em desenvolve- las. A chave é gerar valor para as pessoas de maneira recorrente, começando com aquilo que você tem em mãos no momento.

Não se queixe do que não possui, agradeça por aquilo que já tem e faça o seu melhor. Avance, devagar, mas avançe. Apartir do momento que escolhe agir e dá o primeiro passo, você está mais perto da situação que deseja e mais afastado daquilo que não quer mais para sua vida. Até a próxima!

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias