ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Finanças & Investimentos

Seguro de vida, o item que falta para seu planejamento financeiro!

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 23/11/2015 08:52

Primeirogostaria de falar de algo que vemmuito antes de decidirounão pela compra de um seguro de vida. Um dos itensfundamentais para aexcelência e a saúdefinanceira de umafamíliachama-se planejamento. Quandoobservamos o significado da palavra “planejamento”, temos a seguintedefinição: “Planejamentosignifica criar um plano para aperfeiçoar e facilitar o alcance de um determinadoobjetivo. É algo essencial na tomada de decisões e execução”.Um indivíduo que utiliza na sua vida o planejamento como uma ferramenta, demonstra um interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro, aumentando a sua racionalidade e eficácia.

Ter um bom planejamento é o segredo para o sucesso nas finanças e na administração de sonhos e projetos de vida. Em tempos de crise é comum lembrarmos com mais ênfase do planejamento, mas ele é importante em todas as etapas da vida (e prova sua relevância quando uma crise aparece).Retomando o tema central deste texto, o seguro de vida é uma ferramenta essencial para uma parte do planejamento financeiro familiar. Por que uma parte?Porque não adianta ser conscientizado sobre a sua relevância se a organização financeira da casa estiver um verdadeiro caos. Exemplifico isso com um questionamento: Por que as pessoas, quando passam por um “aperto” financeiro, costumam cancelar o seguro de vida como uma das primeiras formas de economizar? Agirassimfazsentido?

Será que elas não entenderam a importância do seguro? Será que o profissional não foi capaz de demonstrar tudo isso no momento da venda ou do acompanhamento?Na verdade, a questão aqui não é entender o valor do seguro ou ter uma boa consultoria, mas colocar em prática o verdadeiro planejamento financeiro, que não envolve apenas uma apólice de seguro, mas todo um projeto de vida.

O que eu aconselho é: antes de investir ou comprar qualquer coisa, conheça o seu “eu financeiro”, que nada mais é do que conhecer a fundo a sua vida financeira e saber qual o seu verdadeiro padrão de vida.
Como possoinvestiremalgo se nemseio valor real das minhasreceitas e despesas?Será que esseinvestimentovaisobreviverquandominhasituaçãoapertar?Antes de qualquer coisa, faça um planejamento financeiro e veja realmente o que você precisa e pode fazer naquele momento.Fazer um seguro de vida é importante, mas ele deve ser planejado e não feito apenas com o emocional. Hoje, o seguro é uma das ferramentasmaisutilizadas para proteger a família de imprevistos com a vida e com a saúde, e sóissojá é razão fundamental para eleconstaremseusplanos de vida.

Conclusão: Como toda decisão importante, a aquisição e manutenção de um seguro deve ser avaliada e inserida no planejamento. Ah, claro que o seguro não será a única solução para dar segurança à sua vida financeira, afinal de contas investir em produtos financeiros, previdência complementar e outras alternativas também é importante.Se você não sabe por onde começar, que tipo de seguro comprar ou onde investir, procure sempre um especialista que seja capaz de orientá-lo de maneira imparcial, que consiga mapear toda a sua vida financeira sem se preocupar exclusivamente com a venda de um produto específico.

Fonte: Marcio Martins/dinheirama.com
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitordeveráaprofundarseusconhecimentos,
buscandoauxílio de profissionaishabilitados para análise de seuperfilespecífico. Portanto, fica o autorisento de qualquerresponsabilidadepelosatoscometidos de terceiros e suasconsequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias