ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Manoel Afonso

'Exploração sexual: a Polícia é independente?’

Manoel Afonso | 08/05/2015 15:03

TRANSPARÊNCIA É o caminho natural da administração estadual para enfrentar a nova realidade que cortou a arrecadação em mais de 18%. Como se diz, o governo tem que ter também coragem para tomar medidas impopulares, mas necessárias.

CLARO que essa postura motivará críticas e o aproveitamento eleitoral inclusive. Mas o que o Reinaldo se dispõe é não repetir a farsa do Planalto que possibilitou a reeleição de Dilma. A prioridade é a administração; depois olhará para as eleições.

SILÊNCIO Até aqui, os deputados Dagoberto, Beto Pereira e Felipe Orro não deram um pio sobre a declaração “O PT roubou demais, exauriu” - do presidente do PDT – ex-ministro Carlos Lupi repercutida com destaque na mídia nacional.

EVIDENTE que a figura de Lupi não recomenda a canonização, mas pelo fato de ter sido ministro, conhece os intestinos podres do poder. Quanto aos deputados, comprova-se que não tem qualquer compromisso ideológico. Só interesses pessoais.

PERGUNTO: Será que o amigo Yves Drosghic – indicado por Dagoberto – para chefiar a Delegacia Regional do Trabalho, teria coragem de endossar as declarações de seu chefe maior Carlos Lupi? Nestas horas é que se conhece os homens públicos.

PIADA O presidente do PT – Rui Falcão – nem ficou vermelho ao anunciar com toda pompa de que todos os filiados envolvidos em corrupção serão banidos do partido. Mas a regra não vale para Zé Dirceu, Delúbio, João Paulo e outros figurões.

‘MILAGRES’ O PT alardeia: tirou da pobreza 40 milhões de famílias. Mas ‘esquece’, seus chefes cobraram pedágio com a corrupção provada no Mensalão e na Lava Jato. Isso sem contar que o Lulinha, ex-monitor de zoológico - virou mega empresário.

INSÔNIA Sai ou não sai a lista de outros envolvidos com as menores do caso do Alceu Bueno e Sergio Assis? Pelos comentários, gente importante vem atuando nos bastidores para impedir. Grande chance para a Polícia demonstrar sua independência.

A CONFERIR Se concretizada a fusão PSB e PPS, quem será engolido no Estado? Sem discutir a posição de cada um deles no cenário local, o PSB teria maior cacife para levar vantagem. Pessoalmente não acredito neste casamento a curto prazo.

DESAFIOS Marcos Trad convencerá que é perseguido a ponto de justificar a saída do PMDB? Já Marta Suplicy tem carta na manga para preservar seu mandato: o seu PT desrespeitou a ética estatutária aceitando o dinheiro ilegal de propina.

A COMPARAÇÃO entre os casos é oportuna pela atualidade de ambos, com Marta tendo maiores chances de preservar o mandato fora do PT. Ela vai argumentar questão de foro íntimo por não concordar com a postura indecorosa do partido.

PROJETO O deputado Felipe Orro sonha com a Câmara Federal e sua candidatura a prefeito da capital em 2016 vai lhe dar maior espaço no PDT. Seus discursos sobre a saúde da capital e os ‘out doors’ sobre o Dia das Mães sinalizam isso.

CPI-ENERSUL Até onde a Energisa poderia ser responsabilizada por falhas ao tempo da administração do Grupo Rede? Quebrar o sigilo bancário da Energisa seria legal? E a CPI teria poderes para convocar o presidente da Energisa a depor?

A DECISÃO do Tribunal de Justiça barrando a CPI e a validade de seus atos complementares, confirma as suspeitas sobre a sua legalidade. Os membros da CPI perdem os holofotes e a Assembleia Legislativa economizará R$200 mil.

‘SAIA JUSTA’ Se não faz o dever de casa, como exigir o comportamento exemplar de entidades e poderes? Essa a situação do Ministério Público Estadual, penúltimo lugar em matéria de transparência e dando exemplos negativos em matéria de gastos.

FRANCAMENTE... Se não bastassem os altos salários que os procuradores recebem, ainda criam normas que possibilitem de ganhos extras como as famosas diárias. Esse pessoal precisa acordar; toda a sociedade percebeu essa grande hipocrisia.

JR. MOCHI Vai se amoldando ao dia a dia administrativos da Assembleia Legislativa. Não tem centralizado o poder e quando solicitado não foge aos desafios como na crise da Santa Casa – quando reuniu na Assembleia as partes na busca da solução.

SANTA CASA Criticada e judiada pelas ações e omissões governamentais inclusive, apesar dos pesares, continua sendo a depositária de nossas esperanças e referencias em matéria de saúde. É por tudo isso que tenho cuidado na abordagem do assunto.

A PROPÓSITO Ouve-se muita conversa fiada mesclada a maldades com endereço certo sobre o funcionamento daquele hospital. O problema: todos nós, de qualquer classe social, queremos ter bom atendimento e sem necessidade de espera.

E O BERNAL? Acabou denunciado pela Justiça por conta daquele contrato verbal firmado com o advogado Júlio Cesar (presidente da OAB-MS). O juiz entendeu que existem suspeitas de irregularidades e acatou a denúncia do MPE.

A PROPÓSITO Os advogados lembram: o artigo 401 do Código de Processo Civil permite contrato verbal até o valor máximo de 10 salários mínimos. No caso o valor era muito maior e Bernal como advogado deveria saber disso. Deveria...

A GUERRA Na capital o prefeito Olarte enfrenta problemas na área da saúde, mas não perde o habitual otimismo. Sobre a CPI na Câmara Municipal que investigará a sua administração, o prefeito diz: repassará todas as informações solicitadas.

“Esse pessoal está quebrando o Brasil”. ( cantor e deputado Sergio Reis – PRB)

Nos siga no Google Notícias