A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


06/01/2017 09:30

Marquinhos e Reinaldo juntos nas eleições de 2018?

Manoel Afonso

DESMAMA Há quem pregue: o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deveria imitar seu colega do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), acabando com as isenções de IPTU das igrejas e do ISSQN ao Consórcio Guaicurus para ‘abater’ o valor do preço das tarifas.

CLARO! As empresas de transporte urbano usam de manobras, mascararam custos e lucram mais. Intrigante: o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) sancionou a lei em 26 de dezembro, no apagar das luzes do seu mandato. Como diria aquele apresentador de TV: “isso é realmente incrível”.

POSTURA Marquinhos cuida para que seu antecessor não seja visto como vítima na averiguação das contas de sua gestão. Mas, o ex-prefeito Alcides Bernal (PP), que tem projeto político, terá que responder na forma da lei por eventuais irregularidades. Não terá vida fácil.

‘CABELUDAS’ Uma delas é o desastre da Previdência Municipal (IMPCG), que tinha saldo bancário gordo e hoje está quebrada. Onde foi parar tanto dinheiro? A Câmara Municipal não vacilou e criou comissão para apurar o que de fato aconteceu.

ENFIM... Na Capital, os vereadores têm plena consciência da missão que lhes tocam nesta fase delicada da administração. Sabem que a opinião pública é o eco da voz do eleitor que votou pela grande renovação na Câmara. E o melhor: não querem decepcionar.

DESGASTE Os argumentos da ex-vereadora Luiza Ribeiro (PPS), apeada do cargo da Secretaria da Cidadania e Diversidade, não convencem. Ora! Não sabia que precisaria morar em Brasília? Se criticou tanto o governo Temer não deveria ter aceitado o cargo. É mais uma da esquerda das ‘boquinhas’.

ENCIUMADO Quem conhece o ex-governador André Puccinelli (PMDB) afirma que ele teria dor de cotovelo da atual gestão estadual. Em conversas, arrisca até comparar realizações entre o seu governo e a administração de Reinaldo Azambuja (PSDB).

É NATAL... Comentada a veiculação na internet – nas festas de fim de ano - de vídeo com o ex-governador André e familiares cumprimentando a população. Contraria a tese da aposentadoria - de olho nos netos e numa fundação que ainda não saiu do papel.

HABILIDADE Entre ambos, há mais identidade que divergências. Assim defino a relação entre o prefeito Marcos Trad e o governador Reinaldo Azambuja. Há ambiente para essa parceria entre eles desembocar no projeto eleitoral de 2018, atraindo inclusive outras siglas e lideranças. Certo?

VEJA BEM: A tendência é que a administração da Capital corresponda às expectativas criando condições do grupo político do prefeito crescer. O governador sabe que as eleições para o governo sempre passaram pelas urnas de Campo Grande. Seriam duas ‘máquinas’ juntas operando no pleito de 2018.

LAVA JATO Opiniões: uns acham que nosso Estado estaria no rol dos 7 Estados alvos da próxima fase da Polícia Federal. Para outros, o ‘pessoal’ daqui seria mais esperto do que os ‘figurões’ que já caíram na rede do juiz federal Sergio Moro. Há mais dúvidas que certeza sobre essa esperteza.

POLÊMICA De um lado o prefeito Waldely dos Santos Rosa (PR), que pagou aos professores de Costa Rica (MS) o salário de dezembro, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º e metade do 17º salários. De outro Roberto Botareli, presidente da Federação dos Trabalhadores na Educação de MS.

O PREFEITO revela que os recursos para os bônus aos mestres são do Fundeb (Fundo para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico) para auxiliar no custeio dos ensinos infantil e fundamental. Alega que em 2016 sobraram recursos do Fundeb, os casos de faltas dos professores diminuíram, evitando gastos com os eventuais substitutos.

O SINDICALISTA diz que os professores devem ganhar bem o ano inteiro e lembra que lá eles recebem abaixo do salário previsto para várias categorias do ensino pago pelo Estado. Exemplo; o professor com ensino superior – por 20 horas semanais – recebe do Estado R$ 2.503,08 e em Costa Rica o salário é de apenas R$ 1.400,38.

EVIDENTE O fato de a matéria ser exibida no Jornal Nacional desperta comentários. Aqui a observação: pré-candidato a deputado federal em 2018, o prefeito Waldely usa de eficiente marketing político. O atento sindicalista Botareli também sonha em disputar um mandato parlamentar. Explicado!

DIFERENCIAL Projetos à parte, Waldely demonstra competência como poucos prefeitos. Evidente, a arrecadação é boa, mas o rica vizinho Chapadão do Sul oportuniza a comparação. O ex-prefeito Felipe (PSDB), é a antítese de Waldely, pois deixou o cargo desgastado, não concorrendo a reeleição em 2016 inclusive.

LIMITES O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) teria exagerado nas manifestações de fidelidade ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As provas contra Cunha estão se cristalizando, atraindo o repúdio da opinião pública, e Marun pode sair contaminado por essa relação fraternal.

OUTROS TEMPOS Duas vezes prefeito e ex-vice governador de MS, o vereador Braz Melo (PSC), 69 anos, não conseguiu galgar a presidência da Câmara Municipal de Dourados, perdendo para a estreante Daniella Hall (PSD). É aquela história; na política de Dourados os medalhões não têm conseguido se dar bem ultimamente.

“Não basta ser bem sucedido; os outros também precisam fracassar.” (Gore Vidal)

Convencer o eleitor - a difícil missão.
INTERESSANTE Num país onde a classe política está desacreditada mesmo com 35 partidos regularizados as eleições prometem em nosso Estado um clima de ...
André ajuda ou atrapalha Simone?
EMBORA as negociações políticas ainda estejam em curso nos bastidores, mesmo a distância não é difícil perceber que até aqui o grupo político ancorad...
Corrupção, alegra poucos, desgraça muitos
SEMÁFORO Será que nossos políticos sabem o significado de seus sinais? Fico observando as suas manobras e planos antes da campanha começar e vem à ca...
Nas pontes de Roma a lembrança de André
NA EUROPA Dos países por onde tenho passado algumas observações. Em Paris os supermercados vão implantando caixas sem funcionários graças ao uso do c...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions