ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Manoel Afonso

Senadora Simone abandonada no ‘Titanic’?

Manoel Afonso | 29/01/2021 07:50

‘VALE TUDO’:  Desde 1985 são 20 presidentes do Senado, dos quais 17 eram das regiões Norte/Nordeste. Exceções: José Fragelli (MDB-MS-1985/87); Nelson Carneiro (MDB-RJ-1989/91) e Ramez Tebet (MDB-MS-2001-2003). Só Antônio C. Magalhães (PFL-BA-1997/2001) e David Alcolumbre (DEM-AP-2019/2021) não eram do MDB.

‘JOGO BRUTO’:  Presidir esse ‘paraíso’ é para poucos. Valem; o prestígio pessoal e a articulação partidária. Os paulistas nunca elegeram o presidente do Senado; o alagoano Renan Calheiros (MDB) e o maranhense José Sarney (MDB) presidiram a casa por mais vezes (4 mandatos). Portanto, o PIB do Estado do Senador não pesa nada nesta escolha.

LIDERANÇA:  MS é o único que elegeu 2 presidentes do Senado (ambos do MDB); José Fragelli (1985/87) e Ramez Tebet (2002/2003). Com o voto secreto as surpresas   virão  com as dissidências nas bancadas em prol de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) votarão em Rodrigo Pacheco. Mas o grande eleitor será o presidente Bolsonaro.

‘TITANIC?’ Com 29 votos prometidos dos 41 necessários, a senadora Simone desviará  deste ‘iceberg’? Emedebistas negociaram cargos na mesa/comissões deixando Simone na banguela.  Eles articulam pensando  primeiro na sobrevivência.  Incrível, a senadora desconhecendo o DNA e as entranhas do MDB e o espírito maquiavélico do Senado? O pronunciamento dela até que merecia maior indignação.

 NA ESTRADA: O secretário de governo Eduardo Riedel  mantém o seu estilo nas suas ações além do gabinete. À propósito, lembro aqui trecho de seu discurso transparente por ocasião de sua posse na Famasul (10/09/2012) : “.... (-)... Precisamos de instituições modernas. Não podemos tolerar interferências ideológicas se quisermos ser grandes...”

PREVISÕES: Como as pesquisas elas são relativas a longo prazo, mas não se pode negar; Riedel tem potencial.  Com curso superior e MBA na FGV, presidiu a Famasul, foi conselheiro do Sebrae, dentre outros cargos e funções na iniciativa privada. Não se pode negar sua boa visão administrativa como vem demonstrando neste Governo.

OTIMISMO: É o espirito reinante no Governo Estadual   com projetos e realizações em todas áreas .  Os preços dos nossos produtos exportados  ajudam a manter o caixa  em dia junto a fornecedores e funcionalismo. Esse clima  repercute eleitoralmente gerando ganhos dos políticos alinhados ao Governo - mesmo apesar dos entraves da pandemia.

A SALVO: O presidente Bolsonaro  aposta em quem pode salvá-lo do impeachment, mas não é bom abusar.  As previsões apontam na sua vitória no Senado e Câmara. Falta o clamor popular como ocorreu no episódio Dilma. PT, CUT, UNE, MST não lideram as manifestações de ruas porque a esquerda brasileira está em baixa. Alguma dúvida?

‘IRMÃS GÊMEAS’: Política e religião juntas. Católico, o candidato John Kennedy sofria rejeição no país de protestantes. Aí, na Convenção Democrata ele  desabafou no discurso : “A religião não foi questionada quando fomos servir ( ele e o irmão) na   2ª. Guerra; meu governo não será tutelado pelo Vaticano”. Enfim, convenceu e venceu!

O EPISÓDIO de aparência velha, vale na análise da força religiosa na nossa política, onde o catolicismo perde terreno. A influência das igrejas evangélicas/pentecostais  é visível nas Câmaras, Assembleias e Congresso Nacional. Os pastores disputam na mídia  espaço com a Igreja Católica, envelhecida e teimosamente cada vez mais à esquerda.

EXEMPLO: A deputada Rose Modesto (PSDB) é lúcida; externa a sua religiosidade sem excessos. Evita polemizar, parece não   ser alvo de preconceitos devido a religião. A base política da igreja é forte no seu projeto, mas ela é habilidosa na conquista de apoio  eleitoral de segmentos sociais diversos -  graças aos seus méritos pessoais.

BIFURCAÇÃO: Mas todos esses afagos acima podem ser em vão se ela não construir um grupo político forte, com estrutura além das palavras. Aliás, foi graças a isso que ela chegou a vice governadora e à Câmara Federal. E qual caminho à seguir? E com quem firmar alianças onde fique na cabeceira da mesa? Sem nhenhénhém - o jogo é pesado.

SUSPENSE?  Nos comentários sobre os prováveis candidatos ao governo em 2022, aflora o nome do prefeito Marcos Trad (PSD). Mas indagado, ele sai pela tangente com respostas envolvendo seu compromisso com Campo Grande. Já o senador Nelson Trad (PSD) reafirma sua candidatura sem pestanejar.  Irmãos e ambos do PSD. Entendeu?

PORRADA!  E de quem e quando não se esperava veio o apoio ao Palácio do Planalto no combate ao Covid-19, contrária a tese do ex-ministro Luiz H. Mandetta. Essa fala do desembargador Carlos E. Contar na posse do TJMS repercutiu nacionalmente, mas os políticos locais e a vigilante OAB-MS, optaram pelo silêncio por ‘motivos óbvios.’

NO FACEBOOK: Vendo as imagens  do ex-governador Puccinelli (MDB) pescando, o jornalista Nélio Brandão postou: -  “Esse haha - ele está rindo pra nós ou está rindo de nós!” – Se for atual estamos na Piracema, portanto é crime pescar! O pescador está meio diferente. Notaram algo”?  E pergunta-se:  Puccinelli tem conseguido dormir bem?

JOE BIDEN: Para o Financial Time o entusiasmo meloso da mídia gerou esperanças impossíveis. Passada a onda emocional da posse, terá que governar. Com sua boa fé de ‘união nacional’ será presa fácil. A expansão do ‘Medicare’ para maiores de 65 anos e alíquota de 28% para pessoas jurídicas são vistas como coisas de comunistas. Helpy!

‘BOQUINHA’: Após deixar o PT e ter apoiado a candidatura de Marcos Trad (PSD), o ex-vereador Marcos Alex  (graduado em História) teria sido nomeado recentemente na prefeitura de Campo Grande. Não sei se o cargo é ligado a área da Educação, mas o fato comprovaria que esse pessoal não aguenta mesmo ficar longe do cabide público.

FURA FILA:‘Farinha pouca meu pirão primeiro’. Era previsível ocorrer na pandemia. Vergonhosa e imoral   a postura de poderosos, contrariando   o artigo 11 da Lei da Improbidade Administrativa. E pasmem! O deputado Carlos Zaratini (PT-SP) propôs no final de 2020 que parte deste artigo fosse suprimido. Enfim, o fundo do poço está longe.

‘TCHAU QUERIDA’: O ex-deputado Eduardo Cunha (MDB), em prisão domiciliar, volta ao noticiário com o anúncio do lançamento de seu livro ‘Tchau Querida’ onde relata fatos de bastidores e a atuação de políticos no impeachment da ex-presidente Dilma. No fundo, ele não reinventa a roda neste livro. É passado e a vida continua.

PENSAR: “ Hoje, esconder-se para garantir a integridade significa distanciamento  social. A sociedade se questiona como estará quando tudo isso acabar. Mais solidária? Prestando mais atenção à saúde? Valorizando as mínimas coisas? A verdade é que cada dia que vivemos é mais um milagre.” (Jack Terpins, engenheiro, membro do Congresso Judaico Mundial – na FSP)

‘Nenhuma palavra do Papa Francisco sobre a aprovação da Lei do Aborto na sua Argentina’. ( no facebook)

Nos siga no Google Notícias