ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 17º

Momento Saúde Bucal

As 4 principais dúvidas das pessoas sobre saúde bucal

Por Marco Polo Siebra (*) | 01/02/2024 10:14

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a saúde bucal. A saúde da boca e dos dentes é fundamental para o bem-estar físico do ser humano. Além de influenciar no nosso aspecto estético, ela também é uma parte essencial do sistema digestivo, influenciando na qualidade da mastigação dos alimentos. Aqui estão algumas das principais dúvidas sobre saúde bucal:

  1. Quando se deve escovar os dentes? O ideal é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após cada refeição. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não se deve escovar os dentes imediatamente após comer. Na verdade, é recomendado que se espere de 15 a 30 minutos após a refeição, para a saliva neutralizar o pH ácido da mastigação e dos alimentos, protegendo os dentes contra possíveis desgastes. Além disso, é importante saber que a higiene bucal não é feita só pela escovação, e sim pelo uso do fio dental, escovação e raspador de língua. Deve ser realizada cuidadosamente e com muita atenção.

  2. O que causa a cárie dental? A cárie dental é uma doença em que bactérias acumuladas na placa que envolve o dente na boca produzem ácidos que afetam o esmalte dos dentes. Isso pode corroer o dente, criando pequenas cavidades que, com o tempo, podem se agravar ainda mais se não tratadas, podendo resultar até na perda do dente. Com isso, podemos concluir que a cárie é causada pelo acúmulo excessivo de bactérias na boca. Esse acúmulo ocorre quando a boca não é higienizada com frequência ou da maneira adequada.

  3. É necessário escovar a língua? Pode parecer estranho, mas na verdade os dentes não são as únicas partes da boca que precisam ser higienizadas. A língua também deve ser escovada ou raspada para evitar a formação de saburra lingual, que é uma camada branca de bactérias que se forma sobre a língua quando ela não é limpa com frequência. Essas bactérias podem contribuir para o surgimento de problemas infecciosos e mau hálito.

  4. O que é gengivite? Gengivite é uma doença que consiste na irritação, vermelhidão e inchaço das gengivas. Ela é causada pela má higiene bucal, sendo propiciada pelo acúmulo de bactérias na placa em volta do dente na boca. Seu tratamento envolve limpeza profissional dos dentes e uma manutenção com uma boa higiene oral constituída de fio dental, escovação e raspador de língua. Para evitar a gengivite, o ideal é fazer uma boa higiene oral com cuidado e com frequência e não esquecer de ir com frequência ao dentista.

E aí gostaram dessas dicas? Então compartilhe e qualquer dúvida me mande um direct no meu Instagram @marcopolosiebra. Que terei maior prazer em te ajudar.

Muito obrigado e até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias