ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Momento Saúde Bucal

Estudos comprovam: gengivite pode causar disfunção erétil

Marco Polo Siebra (*) | 16/02/2022 12:00

Hoje falaremos sobre um assunto curioso, mas muito sério: o impacto da saúde bucal na saúde sexual masculina. Podem até parecer coisas completamente diferentes, mas elas não são tão distantes assim. A gente sabe que, entre homens e mulheres, os homens são os mais resistentes a terem uma rotina de higienização bucal completa e, até mesmo, a buscarem ajuda profissional de um dentista.

Muitas vezes, esse pensamento vem da ideia de que a saúde bucal só diz respeito à boca. Mas a verdade é que ela tem impacto direto sobre o nosso corpo, desde a alimentação, até áreas ainda mais distantes, como é o caso da saúde sexual. E não sou eu que estou dizendo, um estudo publicado no periódico “Revista da Medicina Sexual” fez uma análise sobre 200 mil homens e concluiu que a gengivite, aquela inflamação comum que temos na gengiva, pode aumentar a probabilidade de disfunção erétil em até 2,85 vezes.

Essa hipótese já havia sido levantada em 2016, em um estudo turco que descobriu uma relação três vezes maior de problemas na saúde bucal de homens com problemas de ereção, em comparação aos que não apresentam essas dificuldades. Na Inglaterra, a Fundação Britânica de Saúde Dental revelou que 4 a cada 5 homens com disfunção erétil severa apresentam alguma condição periodontal, problemas na gengival! A explicação para isso é conhecida: esses patógenos, essas bactérias que causam as inflamações na boca são atacados pelo nosso sistema imunológico e acabam entrando na corrente sanguínea, afetando os fluxos pelos vasos sanguíneos – inclusive os responsáveis pela ereção.

Por isso, uma boa higienização, com fio dental, escovação e limpeza da língua, bem como consultas periódicas ao seu dentista, são essenciais para manter sua saúde: seja na boca ou na sua vida sexual! Ficou com alguma dúvida? Quer eliminar esse risco da sua vida? Então passa lá no meu Instagram @marcopolosiebra e é só enviar uma mensagem, que eu vou pessoalmente responder as suas dúvidas. Um abraço e até os próximos vídeos!


Nos siga no Google Notícias