ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Momento Saúde Bucal

Perda de dentes: suas causas e como tratá-las

Marco Polo Siebra (*) | 21/04/2022 18:00

Um assunto que pode ser tabu para muita gente, mas precisa receber atenção: a perda de dentes. Mais precisamente, as causas que levam a essa perda – e o que você pode fazer para tratar. Não é normal perder dente, mas é muito comum.

Em primeiro lugar, temos as infecções que geram inflamações, a periodontite. Inflamações afetam os dentes e os ossos, podendo enfraquecer e afetar a raiz do dente. Com o tempo, isso leva à queda de um ou mais dentes. E atenção: quando não tratada, a periodontite costuma afetar mais e mais partes da boca, levando a mais dentes perdidos.

Por isso, dê atenção a sinais como sangramentos na gengiva durante o dia ou na escovação, ou a situações como aquela sensação progressiva de “dente frouxo” que afeta tanta gente.

Uma segunda causa para a perda de dentes, que engloba muitas coisas, são os hábitos de vida das pessoas. O tabagismo, o excesso de álcool e a má alimentação são exemplos típicos que favorecem a perda de dentes. E esse problema vai muito além: maus hábitos impactam na saúde como um todo!

E uma terceira causa, especialmente comuns em pessoas com a idade um pouco mais avançada, é a perda de cálcio, que prejudica os ossos e os dentes. Este processo de redução de cálcio no organismo torna os dentes e o suporte ósseo mais frágeis, favorecendo perdas ou quebras nos dentes.

O importante é você sempre ter um acompanhamento odontológico para evitar a perda de dentes, quando ela ainda não ocorreu. Uma boa higienização, uma vida equilibrada e consultas periódicas são suficientes para evitar a maior parte dos problemas bucais.

E para você que já perdeu dentes, também não há motivo para sofrer: o uso de implantes dentários é extremamente eficiente para restaurar a funcionalidade e a estética dos dentes, da mesma forma que os naturais!

Fique por dentro de ainda mais dicas e tire suas dúvidas acessce aqui meu Instagram  @marcopolosiebra. É só enviar uma mensagem para falar comigo. Um grande abraço.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias