ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Conteúdo Patrocinado

Ambiental MS Pantanal inicia nova fase da operação em parceria com Sanesul

Essa fase de operação assistida é a preparação para início da operação plena, prevista para o dia 5 de maio

Post Patrocinado | 09/04/2021 07:00
Estação de tratamento de esgoto de Corumbá está entre as primeiras unidades a serem operadas de forma assistida, pelas equipes da MS Pantanal. (Foto: Divulgação)
Estação de tratamento de esgoto de Corumbá está entre as primeiras unidades a serem operadas de forma assistida, pelas equipes da MS Pantanal. (Foto: Divulgação)

Os trabalhos para garantir o início da operação da MS Pantanal continuam em ritmo acelerado. Após o levantamento de todos os ativos, utilizando uma tecnologia de ponta, as equipes técnicas da empresa começaram a conhecer a rotina operacional da cidade de Corumbá. A fase é uma preparação para o início da operação plena, prevista para o dia 5 de maio próximo, quando será emitida a ordem de serviço pela Sanesul.

A empresa é parceira público-privada da Sanesul na operação dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. O contrato da PPP foi assinado no dia 5 de fevereiro, de lá para cá a MS Pantanal se mobiliza através de planejamento estratégico e muito trabalho em campo para garantir o início da operação.

O presidente da Ambiental MS Pantanal, Celso Paschoal, explica que nessa fase as equipes tomam conhecimento do dia a dia da operação. “É uma fase muito importante para conhecer as principais rotinas e preparar as equipes”, diz Celso.

O planejamento das fases da operação assistida leva em consideração porte das cidades, proximidade e logística. Como parceira público-privada da Sanesul, a Ambiental MS Pantanal terá o acompanhamento frequente da estatal nas 68 cidades em que irá operar os serviços de esgotamento sanitário.

Um dos primeiros passos da operação assistida foi o levantamento de ativos. Para isso, a empresa colocou em prática o projeto Infra Inteligente. Desde fevereiro equipes multidisciplinares formadas por engenheiros civis, topógrafos e eletromecânicos percorrem cerca de 200 estações elevatórias e 77 estações de tratamento de esgoto (ETEs) cadastrando mais de 7 mil ativos (estruturas e equipamentos mecânicos e elétricos). O levantamento de ativos é fundamental para que a MS Pantanal conheça toda a estrutura já em operação nos municípios e possa realizar o planejamento da operação e dos investimentos.

A parceria público-privada prevê a universalização do sistema de esgoto nos primeiros dez anos e irá beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas. A estimativa de investimento é de R$ 1 bilhão em obras. Entre os investimentos previstos estão a implantação da rede de esgoto, elevatórias e estações de tratamento. A Ambiental MS Pantanal faz parte da Aegea, maior empresa de saneamento do segmento privado no país.

Nos siga no Google Notícias