A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

13/12/2018 07:30

Colégio Auxiliadora, lugar para ensinar, realizar sonhos e ser feliz

Escola tem história e nunca deixa de inovar, priorizando o desenvolvimento do aluno com projetos, tecnologia e valores

Post Patrocinado
Alunos interagindo com dinâmica de grupo durante  aula da Escola da Inteligência.(Foto: Divulgação)Alunos interagindo com dinâmica de grupo durante aula da Escola da Inteligência.(Foto: Divulgação)

O Colégio Auxiliadora alcança 92 anos de tradição, mas também é a escola mais inovadora de Campo Grande. Com sistema educativo humanizador, projetos modernos e um quadro de educadores extremamente qualificados, cada um dos seus alunos aprende a viver, descobrir e transformar

O Colégio segue os princípios e valores idealizados por Dom Bosco e Madre Mazzarello, que priorizam o conhecimento, as emoções e a fé. Esses são os pilares de uma escola Salesiana, na qual o aluno não encontra somente conteúdo, ele é formado para a vida.

Mesmo tradicional na cidade, o Auxiliadora é a primeira instituição a investir em ferramentas tecnológicas, como os livros didáticos digitais acessíveis por tablets ou notebooks, que reúnem o conteúdo do livro didático impresso e recursos multimidiáticos.

Do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, alunos e professores acessam, para fins pedagógicos, vídeos, ouvem músicas, entrar em galerias de fotos, consultar gráficos e sites. O professor tem acesso às atividades realizadas pelos alunos e acompanha, em tempo real, o desempenho de cada estudante a fim de fazer as intervenções pedagógicas necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades.

Ensino Médio – aula de Biologia. (Foto: Divulgação)Ensino Médio – aula de Biologia. (Foto: Divulgação)

Apesar do uso da tecnologia, o Colégio não dispensa a prática da escrita que permanece em atividades realizadas no caderno, sobretudo durante as aulas de Redação e Produções textuais diversas, além de projetos de incentivo à leitura, que visam ao aperfeiçoamento das habilidades interpretativas dos educandos. O desenvolvimento da argumentação e retórica é primordial em projetos que já se consagraram no Colégio, como Júris Simulados e Festivais de Declamação de poemas que, para a surpresa de muitos, conseguiu um feito que era conciliar Física e Literatura.

O Auxiliadora também é pioneiro na implantação de uma Sala de Inovação, totalmente equipada para o desenvolvimento de atividades de Matemática, programação, robótica e ferramentas da Google For Education.

Entre os projetos realizados pela Inovação está o Pense Matemática, programa criado para que os alunos compreendam que a Matemática está por todo lugar. Complementares à grade curricular, as atividades envolvem Geometria, linguagem computacional e até uso de módulos LEGO®, com os quais os alunos podem construir robôs capazes de interagir com as pessoas.

Colorida e envolvente, a sala dispõe de recursos e projetos que enriquecem cada lição, como os cursos de programação com o BBC Micro Bit, um computador que cabe na palma da mão e pode ser transformado em vários objetos. Além de curso extra de robótica, que também possibilitam a participação dos alunos em torneios.

A disciplina de Matemática sempre teve um papel fundamental para a evolução da humanidade. Por isso, o Colégio realiza a tradicional “Copamática”, com objetivo de estimular o aprendizado da disciplina, integrar os alunos, incentivando a competição com fraternidade e troca de conhecimento.

Alunos da Educação Infantil explorando novos ambientes.(Foto: Divulgação)Alunos da Educação Infantil explorando novos ambientes.(Foto: Divulgação)

No Auxiliadora, o potencial dos alunos não é trabalhado só do ponto de vista educacional e conteudista, cada aluno é prioridade para a instituição, que fez uma parceria, em 2018, com a Escola da Inteligência, um programa para contemplar e trabalhar a emoção dos alunos, sobretudo no que tange a questões relacionadas à autoestima e ansiedade. É um projeto idealizado pelo Doutor Augusto Cury, implantado nas melhores escolas do Brasil.

A nova proposta do ensino básico no País contempla a educação socioemocional, mas o Auxiliadora saiu na frente, implantando um programa que favorece o aluno. Esse sistema que aborda família, autoconhecimento, relacionamento com os amigos e a vida, cuida do educando emocionalmente. A escola sabe que, quando um aluno está bem com suas emoções, ele tem um maior interesse pela aula, melhor aproveitamento, mais organização e disposição para o aumento do desempenho.

Como cada aluno é especial para o Auxiliadora, isso também justifica a disciplina "Educação para o Trânsito", desenvolvida desde a Educação Infantil com valores como companheirismo, cooperação, tolerância, comprometimento e respeito.

Acreditando nos benefícios da interatividade e atividades que contemplem coisas simples do dia a dia de uma criança ou adolescente, outro projeto é a “Cozinha Experimental”, que usa a gastronomia para contemplar diversas disciplinas da grade curricular. Os alunos colocam em prática, por exemplo, unidades de medida na elaboração de receitas de bolos, saladas e preparação de alimentos saudáveis, de um jeito ainda mais interessante, atrativo e formador.

Alunos colocando em prática unidades e medidas na “Cozinha Experimental”.(Foto: Divulgação)Alunos colocando em prática unidades e medidas na “Cozinha Experimental”.(Foto: Divulgação)

Além de gincanas, o Auxiliadora aponta diariamente os benefícios para a prática de exercícios físicos com incentivo aos esportes e aulas de ginástica rítmica, futsal, basquete, judô, vôlei e handebol.

Referência com alunos de melhores resultados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para garantir o maior número de aprovações em universidades públicas, o Auxiliadora conclui o ciclo de formação no projeto “Ensino Médio Plus”. São aulas semanais no período vespertino, que trabalham as disciplinas mais exigidas nos vestibulares e no exame do Inep.

O Colégio oferece aulas da Educação Infantil ao Ensino Médio. As matrículas já estão abertas. Faça-nos uma visita e agende uma conversa com as coordenações. Venha fazer parte de nossa História.

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora fica muito bem localizado na Rua Pedro Celestino, 1980, e o telefone para contato é (67) 3323-1700. Para saber mais sobre metodologia e projetos, explore o site, a página da escola no Facebook e siga o perfil no Instagram@auxiliadora.ms.

Simulado com alunos do Ensino Fundamental. (Foto: Divulgação)Simulado com alunos do Ensino Fundamental. (Foto: Divulgação)
imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.