ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 23º

Dr Diogo Coelho

Cuidado com o tártaro nos dentes, ele pode afetar sua saúde cardíaca

Dr. Diogo Coelho explica que, além da escovação, a limpeza com dentista precisa ser feita semestralmente

Post Patrocinado | 25/03/2024 07:00
Diferente da placa bacteriana, o tártaro possui coloração. (Foto: Divulgação)
Diferente da placa bacteriana, o tártaro possui coloração. (Foto: Divulgação)

Velho conhecido que incomoda a estética, o tártaro nos dentes pode gerar preocupações até mesmo com sua saúde cardíaca. Por isso, é importante se manter atento e não deixar os cuidados para depois. Agora, entenda o que fazer para prevenir essa dor de cabeça.

Classificado como uma formação mineral, o tártaro é percebido por ter uma coloração forte, diferente das placas bacterianas, que são quase transparentes. No caso do tártaro, os restos de alimento que permanecem nos dentes são calcificados quando não há uma limpeza adequada.

Com isso em mente, outro detalhe para se atentar é caso você fume, tome chá, vinho, café ou outros líquidos e alimentos com cores intensas. Isso porque a formação do tártaro é porosa e consegue absorver manchas com facilidade ainda maior.

Além da higienização em casa, a orientação é que haja uma limpeza periódica com dentista. (Foto: Divulgação)
Além da higienização em casa, a orientação é que haja uma limpeza periódica com dentista. (Foto: Divulgação)

Sobre a gravidade dos problemas que podem ser gerados, é importante pensar que inflamações passam a existir. Assim, quando os casos são intensos, as bactérias da boca podem chegar até ao coração e infeccionar estruturas internas.

Um exemplo de situação alarmante é que as bactérias podem gerar até a endocardite bacteriana, uma doença que pode levar à morte.

Então, a dica é realizar a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia, considerando que não é indicado passar mais de oito horas sem limpeza. Além disso, você deve ir ao dentista a cada seis meses.

Com a higienização feita por um profissional, uma limpeza profunda é realizada e as placas são retiradas, garantindo que os dentes permaneçam livres de impurezas.

Camada calcificada pode ser notada próxima à gengiva. (Foto: Divulgação)
Camada calcificada pode ser notada próxima à gengiva. (Foto: Divulgação)

Além de observar a periodicidade, algumas características também podem ser notadas e que indicam a necessidade de uma consulta, sendo elas dentes ásperos, amarelados ou amarronzados perto da gengiva, mau hálito, sensibilidade e mobilidade.

Sintetizando todas as ideias, o tártaro reúne vários alertas, já que se trata tanto da estética e da saúde bucal quanto influencia na saúde de todo seu corpo. O melhor, em todos os casos, é realizar consultas de prevenção e evitar consequências mais complicadas.

Agora que você já sabe sobre a importância de cuidar da saúde bucal, procure a Clínica Refinare para obter seu diagnóstico.

Trabalhando com as tecnologias mais avançadas e possuindo experiência internacional, o Dr. Diogo Coelho (CRO/MS 5501) é referência em Mato Grosso do Sul. Além de dentista, Diogo é professor e palestrante, por isso a confiabilidade é ainda maior.

Dr. Diogo Coelho tem se especializado na área da Odontologia há 14 anos. (Foto: Divulgação)
Dr. Diogo Coelho tem se especializado na área da Odontologia há 14 anos. (Foto: Divulgação)

Entre em contato através do WhatsApp clicando aqui para agendar seu atendimento com o Dr. Diogo.

A Clínica Refinare Odontologia fica localizada na Rua Bahia, número 12, no Centro (Veja como chegar).

Mais informações também podem ser conferidas através do site www.refinareodontologia.com.br e no Instagram @prof_diogocoelho ou @refinareodontologia.

Nos siga no Google Notícias