ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Leroy Merlin

Crianças transformam e colorem cantinho da casa em uma semana

Sem gastar muito e com materiais à venda na Leroy Merlin, mãe fez projeto e transformou ao lado dos filhos o quartinho rabiscado

Thailla Torres | 08/07/2020 06:42
Local ganhou nova pintura e itens decorativos escolhidos pelas crianças. 
Local ganhou nova pintura e itens decorativos escolhidos pelas crianças.

Casas com crianças possuem um grande atrativo: as paredes nunca serão um quadro sem graça diante da criatividade e disposição dos pequenos. Na casa da designer de interiores Soraya Rizza, um quartinho antigo era assim, possuía paredes rabiscadas, ou desenhadas, pelos filhos durante os últimos anos, que sempre trazia alegria para os amiguinhos visitantes – afinal, não é fácil convencer os pais que algum lugar da casa possa virar tela.

Mas, durante a quarentena, dois irmãos e  uma irmã perceberam que o cantinho deles, uma brinquedoteca abrigada em um quarto de apenas 9 metros quadrados tinha virado o caos e deixou de ser um espaço gostoso para ser um espaço descuidado e desconfortável. Foi quando pediram ajuda à mãe designer e transformaram o espaço no estilo “faça você mesmo” em uma semana, com quase todos os materiais disponíveis e comprados na Leroy Merlin de Campo Grande.

O local original era assim, com paredes rabiscadas.
O local original era assim, com paredes rabiscadas.

O lugar virou o refúgio das crianças, desde de que mudamos de um apartamento para a casa, lembra Soraya. “Temos essa prerrogativa: um espaço destinado a eles. As crianças adoram escrever, desenhar, ou só rabiscar mesmo, como forma de expressão. As paredes desse quarto eram como outdoors para que todos vissem que eles estão crescendo e desenvolvendo suas próprias linguagens e anseios. Mas, com a passar dos anos, eles conseguiram se expressar de novas formas e a parede deixou de ser interessante”, conta a designer.

Permitir isso aos filhos foi “gratificante”, embora muitas vezes a designer que ama decorar se viu de coração partido ao encontrar paredes cada vez mais riscadas. Mas encarou tudo com bom humor e amizade ao lado dos filhos.

“Então, em junho, decidimos em conjunto que iríamos arrumar para que voltasse a ser o lugar mais legal da casa. Todos eles deram sugestões e quiserem cooperar em cada detalhe. Mas por ser um imóvel alugado, decidimos que não iríamos investir em marcenaria fixa, e escolhemos itens fáceis de tirar do lugar”, comenta.

Cada criança escolheu uma cor para parede ficar colorida. 
Cada criança escolheu uma cor para parede ficar colorida.

Como são três e cada um queria uma cor diferente na parede, o primeiro passo foi deixar que eles escolhessem as amostrar de suas cores preferidas e fizessem um teste nas próprias paredes.

“Como designer de interiores não achei apropriado colocar uma parede de cada cor nesse momento, então usei a cor mais clara em maior quantidade e as demais cores em listras para deixar todo mundo feliz, coisas do coração de mãe”.

Eles participaram efetivamente de toda a reforma que durou menos de uma semana, além disso, retiram os brinquedos, cadeiras, mesinhas, lixaram as paredes e fitaram os rodapés e a lona, e claro, pintaram a parede junto da mãe. “Eles se descobriram agentes de transformação, sentiram a dificuldade de fazer e a necessidade de manter limpo e organizado tudo depois de brincar”.

Com custo baixo de investimento, Soraya acrescentou uma bancada para desenhar, mais prateleiras para guardar os brinquedos que podem ser instaladas em poucos minutos, quadro para desenhar, novos organizadores que são encontrados facilmente na Leroy Merlin de diferentes tamanhos, além de quadros e luzes decorativas.

Todo o material apontado pela designer no projeto, desde itens de organização até iluminação, é encontrado em Campo Grande na loja da Leroy Merlin.

E os filhos participaram de cada etapa da reforma. 
E os filhos participaram de cada etapa da reforma.

Acabamento – A cor predominante foi a azul, escolha da Manuela, filha mais velha, e também por ser uma cor que remete à paz, tranquilidade e equilíbrio. Para as prateleiras, bancadas e móveis de apoio, Soraya optou pela cor ovelha, com toda neutralidade.

“Mesclamos objetos decorativos com brinquedos, quadros que eles pintaram na escola com itens novos. Cada escolha foi feita ouvindo as necessidades deles, o que eles esperavam do local e como isso contribuiria para que tudo ficasse mais fácil de brincar e de guardar”.

Quando a reforma ficou pronta, além dos olhinhos de admiração por verem um trabalho feito por eles, com projeto e auxílio da mãe, as crianças também demonstraram uma nova consciência sobre cuidar, zelar e manter o local que eles mais admiram. “Tudo isso porque fizeram parte dessa mudança, sentiram as dificuldades e as alegrias em construírem seu novo mundo dentro de casa”, finaliza.

Veja inspirações para você transformar aquele cantinho das crianças em um espaço divertido e colorido.

Tem uma sugestão de arquitetura ou fez aquela reforma comprando itens na Leroy Merlin? Saiba que você pode sugerir no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Espaço para brincar com móveis montessorianos. (Foto: Leroy Merlin)
Espaço para brincar com móveis montessorianos. (Foto: Leroy Merlin)
Estante de MDF que pode ser feita no 'faça você mesmo'. (Foto: Leroy Merlin) 
Estante de MDF que pode ser feita no 'faça você mesmo'. (Foto: Leroy Merlin)
Poltrona e quadros decorativos em tom amarelo sempre deixam espaço divertido. (Foto: Leroy Merlin)
Poltrona e quadros decorativos em tom amarelo sempre deixam espaço divertido. (Foto: Leroy Merlin)


Nos siga no Google Notícias