ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Conteúdo Patrocinado

Maiores de 70 anos já podem firmar pacto antenupcial para não dividir bens

Agora eles podem registrar acordo que afasta entendimento do STF de que bens adquiridos durante o casamento devem ser divididos

Post Patrocinado | 09/09/2019 07:30
Pessoas com mais de 70 anos já podem registrar pacto antenupcial em cartórios de MS. (Foto: Marina Pacheco)
Pessoas com mais de 70 anos já podem registrar pacto antenupcial em cartórios de MS. (Foto: Marina Pacheco)

No último dia 3, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul publicou o Provimento nº 212, possibilitando que noivos maiores de 70 anos firmem pacto antenupcial. Dessa forma, em caso de separação, divórcio ou inventário, não incidirá o entendimento da Súmula 377 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece divisão de bens adquiridos durante o casamento.

O Código Civil, em seu artigo 1641, impõe que em determinadas situações os pretendentes ao matrimônio devem obrigatoriamente casar pelo regime da separação obrigatória de bens. É o caso de quem já completou 70 anos. 

Ocorre que, neste modelo, mesmo preservando o patrimônio que já tinham antes de casar, quando a união acaba, o entendimento do STF é de que os bens conquistados pelo casal durante o matrimônio devem ser divididos.

O regime da separação legal que teria como fim evitar uma confusão patrimonial entre os cônjuges acaba, assim, tornando ineficaz o regime, já que o assemelha ao da comunhão parcial de bens.

A súmula do STF foi editada em 1964, tendo a sociedade brasileira sofrido grandes e graduais mudanças, o que levou estudiosos do Direito a defenderem que seja revisto o entendimento.

Por isso, os Tribunais de Justiça nos estados têm publicado provimentos que possibilitam o pacto, inclusive, para maiores de 70 anos. Agora, com o registro do acordo antenupcial em cartório, a súmula do Supremo Tribunal Federal perde o efeito e outro cônjuge não tem mais direito à meação.

O novo provimento editado pela Corregedoria-Geral de Justiça possibilita que os noivos possam, de livre e espontânea vontade, afastar os efeitos da Súmula 377 do STF e estipular que os bens adquiridos na constância do casamento não se comuniquem, passando cada um deles a ter patrimônio próprio, assim como ocorre na separação convencional de bens.

Nos cartórios, o oficial registrador civil deve a partir de agora avisar sobre a possibilidade de afastamento da incidência da súmula, por meio de pacto antenupcial. O documento é lavrado por um tabelião de notas de preferência dos pretendentes, por meio de uma escritura pública firmada previamente à celebração do casamento civil.

O provimento também possibilita que, no caso de sucessão, se o cônjuge falecido deixar descendentes, o sobrevivente seja excluído do inventário. No entanto, em não havendo descendente, mas ascendente(s), o cônjuge continuará a concorrer com este(s), pois no caso de concorrência com ascendentes o regime de bens em nada influencia.

É importante lembrar que a possibilidade de afastar o entendimento consubstanciado na Súmula 377 vale apenas para pessoas maiores de 70 anos, não englobando os demais casos em que a lei prevê a obrigatoriedade de adoção do regime da separação de bens.

Nos siga no Google Notícias