ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Conteúdo Patrocinado

Nova Faculdade de Campo Grande dita novas tendências para Educação

Post Patrocinado | 14/12/2018 07:00
A sala de aula faz parte das estratégias das metodologias ativas. (Foto: Divulgação/ Insted)
A sala de aula faz parte das estratégias das metodologias ativas. (Foto: Divulgação/ Insted)

A gente aprende melhor fazendo. A frase antiga, ouvida e replicada por muitos de nós, é o princípio para entender as metodologias ativas. É com 100% de uso dessas metodologias que a Faculdade Insted abre suas portas em Campo Grande, sendo a primeira do Centro-Oeste a fazer esta inovação, desde a sua criação.

As aulas dos cinco cursos: Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas começam em fevereiro de 2019 e o processo seletivo para ingresso dos acadêmicos já está aberto. As cinco graduações foram autorizadas pelo MEC com nota máxima.

“A gente chega com muito preparo e experiência, já que minha família e eu trabalhamos com Educação há mais de 50 anos”, conta Neca Chaves Bumlai, diretora da Faculdade Insted, que é filha do professor Pedro Chaves e da professora Reni dos Santos. Neca tem 21 anos de experiência em administração educacional e é mestre em Ciência da Informação pela UNB.

Neca Chaves Bumlai, diretora da Faculdade Insted. (Foto: Paulo Francis)
Neca Chaves Bumlai, diretora da Faculdade Insted. (Foto: Paulo Francis)

Metodologias Ativas
A Faculdade tem como principal elemento de diferenciação a inovação. Todas as aulas já são preparadas para a utilização das metodologias ativas. “As universidades mais renomadas do Brasil e do Mundo - como FGV e Harvard, por exemplo – já adotam essas metodologias, porque o método de ensino tradicional está totalmente defasado para as necessidades do século XXI. Mato Grosso do Sul recebe agora uma Faculdade que já nasce totalmente assim”, enfatiza Neca.

Basicamente, as metodologias ativas funcionam da seguinte maneira: desde o início do curso os acadêmicos são desafiados a enfrentar problemas reais vividos pelos profissionais da sua área de atuação. Os estudantes, munidos de teorias e com a orientação dos professores, recebem empresas para que as mesmas tragam os seus problemas para dentro da sala de aula. Assim, as teorias ganham aplicabilidade real.

“Isso possibilita que o acadêmico adquira experiência e conhecimento na sua futura profissão, deixando-o mais preparado e confiante para entrar no mercado de trabalho”, explica a diretora.

Neste tipo de abordagem educacional a tecnologia é fundamental, pois os universitários  estão conectados a todo momento, utilizando as plataformas de aprendizado e as bibliotecas online. Buscando as melhores práticas já desenvolvidas ou ainda soluções inovadoras para os desafios apresentados.

Os professores trabalham estimulando a turma o tempo todo a se envolverem com as questões propostas: mostrando casos concretos, que têm um significado real e prático. Assim os estudantes se sentem instigados a aprofundarem o conhecimento por meio de leituras, discussões em grupo, pesquisas. “Quem coloca a mão na massa, vive o conteúdo, discute com os colegas situações, problemas e soluções reais, tem mais de 90% de chance de reter aquela informação, do que aquele que só escuta ou lê um conteúdo. Por isso a aprendizagem nas metodologias ativas é tão eficaz”.

A secretaria já está funcionando das 08h00 às 21h00. (Foto: Paulo Francis)
A secretaria já está funcionando das 08h00 às 21h00. (Foto: Paulo Francis)

Sala de aula
Lousa e professor em frente aos alunos: nas metodologias ativas não. Na Faculdade Insted as salas de aula são parte primordial para que a interação entre estudantes e seus professores ocorra. A arquitetura auxilia nas metodologias ativas porque tira o professor do seu antigo lugar fixo – em frente a turma – e o coloca como par dos mesmos: com a função de orientação, de preceptoria, e não único detentor da informação.

Os espaços retratam a vida real como em reuniões, conferências, recepção de parceiros, por exemplo. Tudo para fazer referência ao trabalho em grupo, em vista a necessidade de produzir bem coletivamente e se relacionar com o outro, assim como é no mercado de trabalho.

Nas metodologias ativas os ambientes promovem a interação. (Foto: Divulgação/ Insted)
Nas metodologias ativas os ambientes promovem a interação. (Foto: Divulgação/ Insted)

Processo de Seleção

A Faculdade fará provas agendadas neste final ano para aqueles que querem começar no ensino superior. A diretora conta ainda sobre a procura de estudantes interessados em transferência e também de pessoas que já tem uma graduação. “Para essas duas situações pedimos que as pessoas entrem em contato para que possamos analisar caso a caso e ver como podemos atender essas demandas”. Para Neca essa procura só demonstra o quanto as pessoas querem uma formação de qualidade e que dê realmente o que o mercado está pedindo.

Serviço
A Faculdade fica na Rua 26 de Agosto, 63, no Centro, na entrada do antigo auditório do Colégio Mace. O site da Instituição para mais informações é insted.edu.br e o telefone de contato é o 3201-5999.

Fácil acesso e excelente localização. Rua 26 de Agosto, 63, no Centro.(Foto: Paulo Francis)
Fácil acesso e excelente localização. Rua 26 de Agosto, 63, no Centro.(Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias