ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Conteúdo Patrocinado

Pax Nacional comemora 40 anos marcados por coragem e gratidão aos colaboradores

A partir de agora, todos usam bóton para lembrar quatro décadas de desafios e conquistas da empresa familiar

Post Patrocinado | 08/12/2021 08:30
Diretora-presidente do Grupo Pax Nacional, Nilma Ribeiro Cardoso. (Foto: Divulgação)
Diretora-presidente do Grupo Pax Nacional, Nilma Ribeiro Cardoso. (Foto: Divulgação)

O carinho e o respeito no acolhimento da Pax Nacional às famílias enlutadas é o que mais orgulha a empresa que completa 40 anos. O bóton comemorativo cabe na palma da mão, mas carrega um orgulho coletivo gigante dos colaboradores e da família, que agora levam no peito a lembrança de uma história marcada por muito trabalho, coragem e resiliência.

A trajetória de sucesso se deu graças à força e empenho de uma mulher que chegou a vender tudo o que tinha para abraçar o sonho do pai empreendedor, já falecido.

Assim começou o negócio de família que conquistou a marca de quatro décadas consagradas em um grupo que possui além da pax, o Nacional Card; os cemitérios Jardim das Palmeiras e Nacional Parque; condomínios médicos; farmácias e o único crematório de Campo Grande.

Cada uma das conquistas e ampliações veio para atender uma necessidade que as famílias da cidade á tinham, conforme lembra a diretora-presidente do Grupo Pax Nacional, Nilma Ribeiro Cardoso. Além disso, cada nova expansão abriu centenas de oportunidades de emprego na cidade, muito bem aproveitadas por gente que cresceu junto com a empresa.

Colaboradoras exibem bóton comemorativo de 40 anos da Pax Nacional (Foto: Divulgação)
Colaboradoras exibem bóton comemorativo de 40 anos da Pax Nacional (Foto: Divulgação)

O começo

“Falar da Pax é falar da minha vida e da saudade do meu pai. Ele sempre dizia que enxergava através da serra. Com o tempo aprendi o que é enxergar depois da serra. É perder uma penca de banana para ganhar um cacho”, conta Nilma ao lembrar-se do pai e fundador da Pax Nacional, Mário Pereira Cardoso.

As lembranças do pai e do esforço que toda a família fez para manter de pé o negócio nos momentos mais difíceis, vêm junto com o carinho e a gratidão aos parceiros e colaboradores, o que marcou a comemoração dos 40 anos da Pax, em cerimônia que reuniu 300 pessoas na última sexta-feira (3), no Hotel Deville Prime, na Capital. “Sou muito grata a cada um que faz parte dessa história”, comentou a presidente.

Nascida em Santa Helena de Goiás, Nilma morou em várias cidades até chegar a Mato Grosso do Sul, onde o pai fundou a Pax Nacional com um sócio, em 1981. Mais tarde, a filha também veio para Campo Grande, onde, junto com a mãe instalou uma confecção. Como faltava mão de obra pra sustentar o negócio, Nilma foi convidada a trabalhar com o pai.

“Fiquei surpresa porque passava longe de funerária, quando era criança, mas aceitei o desafio. Em 1988, meu pai resolveu vender a empresa. Então, comprei junto com o meu cunhado. Nós compramos a Funerária Campo Grande e mais tarde ele deixou a sociedade”, contou Nilma.

Nilma, junto aos filhos que fazem parte da direção, Alessandra e Carlos Augusto, e o diretor executivo, Artur de Carli. (Foto: Divulgação)
Nilma, junto aos filhos que fazem parte da direção, Alessandra e Carlos Augusto, e o diretor executivo, Artur de Carli. (Foto: Divulgação)

Desistir jamais 

Nilma seguiu em frente e decidiu vender a única casa que tinha para sustentar o negócio sozinha. Assim, foi morar com os três filhos dentro da empresa. A filha, Alessandra Ribeiro Fernandes, lembra os momentos difíceis em que a postura da mãe serve de exemplo até hoje.

“Ela era uma mulher com três filhos pequenos e sem estudo, somente com vontade e coragem. Quando tenho um desafio muito grande lembro-me de como ela teve coragem e conseguiu passar por tudo e chegar até aqui”, comentou a filha.

Em 1994, Nilma deu mais um passo com a vinda do irmão ginecologista, Neudes Ribeiro Cardoso, para Campo Grande. A Pax passou a oferecer atendimento médico com a criação do Nacional Card. Com essa conquista, vieram mais desafios e ela já não podia mais fazer tudo sozinha, na direção. Hoje, somente o Nacional Card tem 70 parceiros que prestam serviço.

Em 1996, começaram as obras do Cemitério Jardim das Palmeiras. “Em um momento de extrema dificuldade, nós sentamos no chão e nos perguntamos: "E agora? Não tínhamos como pagar o banco e aconteceu um milagre. Alguém comprou a melhor urna que tínhamos e pagou à vista”, lembrou Nilma.

Dois anos depois, Nilma conheceu Nelson Zavan, responsável por reestruturar a empresa. Nessa época, os filhos ajudavam em tudo no atendimento aos clientes e na direção junto a mãe empresária, pois não tinha condições de contratar funcionários. Em 1999, foi inaugurada a Capela das Moreninhas. “Os moradores tinham que ir muito longe para velar seus entes, então decidimos fazer a capela”, disse Nilma.

Era só o começo da busca por inovação. “Em toda cidade que eu ia, procurava saber como era o cemitério para aprender e trazer serviços novos para Campo Grande”, contou.

Cerimônia de lançamneto do selo comemorativo de 40 anos da Pax Nacional, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Cerimônia de lançamneto do selo comemorativo de 40 anos da Pax Nacional, no Hotel Deville Prime, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Gratidão 

Nessa nova fase, Nilma contou com a ajuda importante daquele que hoje é seu diretor executivo, Artur de Carli. Há 22 anos na Pax Nacional, ele começou como gerente e agora é um dos que permaneceram crescendo junto.

“A Nilma tem brilho nos olhos e é o que cada um tem na empresa. É por isso que a Pax cresce, graças ao trabalho de uma equipe que tem a frente uma mulher forte, que trata a todos com muito respeito e carinho. Depois de vender tudo o que tinha para dar continuidade ao negócio do pai, ela trabalhou muito e quebrou tabus e paradigmas sobre a morte”, lembrou Artur.

Entre os que crescem junto com a Pax, funcionário há 33 anos, o supervisor de cobrança José Augusto Pereira, começou como motoboy. “Com 15 anos, eu trabalhava sob sol e todas as intempéries com uma bicicleta. Depois comprei uma moto, que foi roubada. Comprei outra e sofri acidente. Foi quando a dona Nilma me deu oportunidade de ir para o escritório. Sou muito grato a ela”, contou emocionado.

“Ela quer que os colaboradores cresçam e evoluam junto com a empresa. A minha mãe sabe que todos os trabalhos são dignos e todas as pessoas que fazem parte estão ali para nos ensinar algo”, resumiu a filha sobre o carinho de Nilma com os colaboradores e parceiros.

Orgulho coletivo

Do começo ao fim, a comemoração que lançou o selo comemorativo de 40 anos da Pax Nacional foi uma troca de agradecimentos, elogios e homenagens entre os colaboradores, parceiros e Nilma, tida por todos como uma mãe na empresa.

Carinhosamente, ela fez questão de lembrar momentos marcantes em que conseguiu proporcionar experiências únicas as famílias dos colaboradores.

“Temos nossa gincana e festas. Muitos colaboradores já ganharam viagens. Fico muito feliz e emocionada de podermos oferecer isso. Muitas vezes, é alguém que não conhecia a praia, nunca tinha viajado de avião e realiza essas viagens maravilhosas”.

Até mesmo aqueles que não puderam comparecer foram lembrados. “Hoje, tem gente que está de plantão atendendo as famílias e por isso não está aqui. Eles estão lá, trabalhando para dar um acolhimento de qualidade, com muito respeito às pessoas que precisam nesse momento”, destacou Artur.

Filho de Nilma, o diretor deliberativo Carlos Augusto Ribeiro Fernandes, destacou o empenho da empresa em atender a cidade.

“Essa comemoração marca a superação de vários obstáculos e o resultado é a busca de qualidade na prestação de serviço de assistência funerária à população campo-grandense”, disse.

Sem poder comparecer ao evento de celebração, o filho Rafael Fernandes de Oliveira, mandou uma mensagem, em que também ficou marcada a gratidão da família pelo apoio de diversos colaboradores.

“Pessoas muito importantes contribuíram para chegarmos aqui. Primeiro devemos honrar nossa ancestralidade. Quero agradecer a mãezinha querida e guerreira, que sempre buscou forças para seguir em frente. Tenho certeza que esse coração é gigante e todos estão nele. Gratidão”, dizia a mensagem.

Nos siga no Google Notícias