ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Conteúdo Patrocinado

Professora supera depressão e investe em Energia Solar

De professora de Letras, ela passou a empresária de uma das empresas que é referência em energia solar fotovoltaica

Post Patrocinado | 20/03/2018 07:00
Marta Soarez entre os painéis de energia solar, na empresa que administra hoje. (Foto: Marina Pacheco)
Marta Soarez entre os painéis de energia solar, na empresa que administra hoje. (Foto: Marina Pacheco)

Quando Marta Soares pensou que estava no caminho certo, a loja dos sonhos, aberta no bairro Guanandi, teve de fechar as portas. A derrota no que considerava ser o grande investimento de uma vida foi o estopim para a depressão e o fundo do poço. Mas mulher quando é forte consegue se reerguer e voltar à tona com garra dobrada para reconstruir o que parecia não ter jeito.

“Tinha investido o meu apartamento ali e perdi tudo. Hoje percebo que não deveria ter apostado tão alto em algo que não tinha experiência”, ensina.

Formada em Letras, ela teve de voltar para a sala de aula e ali descobriu o quanto a adversidade pode transformar uma história para melhor. Na rotina da escola, encontrou uma paixão: o interesse pela sustentabilidade.

Marta durante entrega de prêmio na Câmara Municipal.
Marta durante entrega de prêmio na Câmara Municipal.

Observando o desperdício, criou projeto de aproveitamento da água da chuva nas escolas. “Sou filha de nordestinos e cresci vendo a emoção dos mais velhos quando chovia e tinha água potável em casa. Ninguém deixava desperdiçar nem um copo d’água sequer. Meu avô tomava banho agradecendo pela dádiva”, conta, emocionada.

Com o projeto debaixo do braço, passou a peregrinar por gabinetes de órgãos públicos e enviou e-mails para todos os prefeitos de Mato Grosso do Sul, na tentativa de conscientizar quem manda nas cidades a economizar verbas e recursos naturais, implantando um sistema de captação de água nas escolas.

Não conseguiu ser ouvida, mas não desistiu e pela persistência, Marta acabou premiada na Câmara Municipal de Campo Grande como educadora preocupada com a questão ambiental. Depois, mesmo sem apoio do poder público, foi conquistando notoriedade pela determinação e passou a propagar suas ideias, apesar da resistência de um mercado machista.

“Um dia finalmente consegui uma oportunidade, com a ajuda de alguns bons amigos para uma palestra no CREA e fiquei muito nervosa porque ia falar para profissionais de arquitetura, engenharia e urbanismo. Fui acompanhada de um engenhero eletricista onde o mesmo ficou com a parte técnica e eu com a parte do meio ambiente e sustentabilidade. Na véspera, um engenheiro me ligou perguntando quem eu era para falar sobre assuntos tão complexos. Me senti humilhada, mas não baixei a cabeça e encarei o desafio, como faço com tudo, até hoje”, comenta.

Empresaria durante uma das palestras para falar sobre painéis fotovoltaicos.
Empresaria durante uma das palestras para falar sobre painéis fotovoltaicos.

Com o tempo e as discussões cada vez mais constantes sobre sustentabilidade, o interesse passou a ser também por energia solar e a consciência ecológica virou negócio. Hoje, Marta e o esposo, João Aguimar Fernandes, coordenam uma equipe com 6 pessoas sendo 2 sócios engenheiros e têm uma das empresas mais respeitadas no setor de venda, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, que utilizam a luz do sol para gerar energia.

A Harmonia Soluções Sustentáveis nasceu em Campo Grande preocupada com a sustentabilidade, mas também com a redução de custos nas despesas, tanto das famílias, quanto das empresas. E não falta caso de cliente que reduziu mais de 70% das contas de luz depois da implantação do sistema.

“Nossa responsabilidade vai além de ganhar dinheiro com energia limpa. Somos uma empresa sul-mato-grossense, também geramos arrecadação aqui no Estado”, lembra.

A perseverança fez de Marta uma empresária de sucesso que atualmente é procurada para instalações de sistemas fotovoltaicos e captação de água da chuva até fora de Mato Grosso do Sul. "Temos, inclusive, concorrentes que usam a nossa mão de obra, porque somos pioneiros no curso de Instalador de Painel Solar", comenta.

Vez ou outra Marta recebe convites para entrevistas, expor seus produtos e serviços, falar sobre Sustentabilidade e Energia Solar. O último convite foi para expor numa feira onde só terá mulheres empresárias, evento esse que só é feito por meio e indicação de clientes.

Veja como funciona a captação e geração de energia pelos painéis fotovoltaicos:

A mulher que pensou em morrer no primeiro grande tropeço da vida, soube reerguer a cabeça e criar oportunidades não só para ela. “Minha satisfação e ver que criamos empregos e capacitamos mão de obra para que pessoas transformem a vida com uma fonte de renda que é a única viável para a preservação ambiental", comenta.

Da história de superação ficou o livro “A depressão e Eu”, escrito por ela, e as lições de uma professora que nunca desiste de ensinar. "Vibro quando falo do assunto, porque sei que energia solar fotovoltaica é o futuro", conclui.

Para outras informações, os telefones da Harmonia Soluções Sustentáveis são 3056 1057, 99697 0653 ou 99223 3796. A empresa também está no Facebook  e atende solicitações pelo e-mail harmoniasustentabilidade@gmail.com. Agende já uma visita.

 “A depressão e Eu”,autora Marta Soarez.
“A depressão e Eu”,autora Marta Soarez.
Nos siga no Google Notícias