ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 22º

Conteúdo Patrocinado

Responsável pelo álcool e oxigênio, químico é profissional que salva

No dia 18 de Junho é celebrado o Dia do Químico, profissional essencial no seu dia-a-dia

Por Post Patrocinado | 18/06/2021 08:00
Presidente Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Miguel Skrobot, em entrevista na Câmara Municipal.
Presidente Conselho Regional de Química da 20ª Região, Luiz Miguel Skrobot, em entrevista na Câmara Municipal.

O álcool que protege contra a covid-19 tem um químico como responsável. O oxigênio que salva, também. Neste 18 de Junho, a campanha do Conselho Regional de Química de Mato Grosso do Sul é pela valorização do profissional que está em tudo o que usamos no dia a dia, em especial, agora no combate à pandemia.

Presente em todos os segmentos, de todas as indústrias, desde a exploração mineral ao processamento de aço, madeira, papel, desinfetantes, agora mais do que nunca o químico merece o reconhecimento e a valorização. É este o profissional que está nos bastidores das indústrias farmacêuticas, na produção da vacina e também do álcool em gel.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Presidente do CRQ-XX (Conselho Regional de Química da 20ª Região), Luiz Miguel Skrobot Júnior, explica para a sociedade que o profissional químico está em contato diário com toda a população.

"Quando você coloca um produto de beleza no rosto, a garantia de que ele foi feito com qualidade é do químico. Da mesma forma em uma unidade de tratamento de água, é o químico que garante que o cloro está correto, que aquela quantidade não vai intoxicar e sim eliminar os microrganismos", descreve.

Atuando como órgão fiscalizador do exercício profissional, o CRQ-XX tem hoje mais de 2,3 mil profissionais inscritos. "O Conselho faz este acompanhamento nas empresas que têm que obrigatoriamente ter um químico responsável para a garantia da qualidade da produção e também para redução de riscos e acidentes", pontua Luiz Miguel.

Na pandemia, o papel do químico se sobressaiu principalmente diante da luta para que a população tivesse como arma contra o coronavírus um álcool realmente capaz de esterilizar.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Algumas empresas andaram tentando burlar a concentração do álcool, vendendo com teor inferior daquele que esteriliza e faz a assepsia, que é o 70. Com o químico, você tem essa garantia, ele está presente ali, ele fez análise, monitoramento, assinou um relatório de produção que mostra que aquele álcool realmente é 70", exemplifica o presidente.

E é nos rótulos de todos os produtos que a população encontra as especificações de fabricação e quem é o químico responsável por aquele item.

"A mensagem que nós deixamos é valorizem sua profissão, nós temos uma importância dentro da sociedade, e depende de nós a qualidade de tudo o que é produzido, dos itens mais simples aos mais complexos".

Em Campo Grande, o CRQ-XX está localizado na Rua Santa Teresa, 59, no Bairro Vila Rosa Pires (veja como chegar). O telefone de contato é o: 3382-0220 e acesse o site aqui.

Nos siga no Google Notícias