ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Conteúdo Patrocinado

Revolução em todas fases da obra, IPOG abre pós-graduação Master BIM

Em maio de 2018 entrou em vigor decreto que tornou a plataforma parte de uma estratégia nacional para incentivar o uso dessa tecnologia no Brasil.

Post Patrocinado | 26/02/2019 07:00
O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC. (Foto: Divulgação)
O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC. (Foto: Divulgação)

A metodologia BIM (Building Information Modeling) é considerada a grande revolução nos processos de construção. Hoje é indispensável desde a concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos, até a execução de obras. É a forma moderna de mapear todos os dados de uma edificação, criando modelos virtuais completos e precisos em todas as suas fases.

Mas transformar a maneira de trabalhar exige domínio da plataforma e é esse o objetivo da pós-graduação Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto, desenvolvida pelo IPOG (Instituto de Pós-graduação e Graduação) para profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.

A formação é dividida entre Conceitos e Introdução ao BIM, Ferramentas de Projeto e Ferramentas de Gestão (planejamento, orçamento e análise).

A demanda por profissionais que dominem a metodologia é crescente em escritórios de arquitetura, engenharia e design, além de construtoras, incorporadoras e nas empresas do segmento de gerenciamento e manutenção de obras.

Essa realidade coloca o IPOG na vanguarda da capacitação e aplicação prática de um método que já começa a ser obrigatório no desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Engenharia.

Após a conclusão, o especialista poderá desenvolver um novo nicho de atuação e liderar o segmento, o qual apresenta forte tendência de inserções em equipes multidisciplinares.

Além de vantagens incontestáveis, a metodologia BIM caminha para se tornar uma das principais ferramentas do mercado na parametrização, no acompanhamento e no controle dos processos de projetos construtivos de pequeno, médio ou grande porte.

Este MBA do IPOG apresenta uma grade interdisciplinar que permite ao aluno o domínio das ferramentas relativas à tecnologia BIM e sua aplicação prática no dia a dia profissional, permitindo a compreensão e visualização da aplicabilidade dos quesitos abordados em seu cotidiano profissional.

Os professores são mestres e doutores com comprovada experiência de mercado nacional e internacional, os módulos são práticos e imediatamente aplicáveis à atuação profissional e a pós ainda fornece vídeo aulas bônus para alunos iniciantes em “Revit” e “Archicad”. A formação é oferecida em parceria com o Consórcio POLI. Design do Instituto Politécnico de Milão.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Novas Regras - Em maio de 2018 entrou em vigor o decreto nº 9.377 e a plataforma BIM (Building Information Modelling) tornou-se parte de uma estratégia nacional para incentivar o uso dessa tecnologia no Brasil, com metas gradativas de ação para 2022, 2024 e 2026, sendo todas traçadas e apoiadas pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

As diretrizes estabelecidas pelo decreto caminham para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia realizados prioritariamente dentro da metodologia BIM, a exemplo, começam a se estabelecer metas propostas como, a partir de 2022, o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal estar inserido dentro do enfoque BIM.

Em 2021, a exigência de BIM se dará na elaboração de modelos para a arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica;

A partir de 2024, os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução, orçamentação e atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”).

Já em 2028, a regra passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância.

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. (Foto: Divulgação)
Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. (Foto: Divulgação)

O IPOG - O Instituto de Pós-graduação e Graduação é uma Instituição de Ensino Superior - IES, com Conceito Institucional - CI 4 no MEC, composta por cursos de excelência que atendem às exigências do mercado, fundamentados na valorização do ser humano, a fim de torná-lo fonte de riqueza e transformação.

O diferencial competitivo do Instituto é evidenciado pelos surpreendentes e duradouros resultados conquistados pelos programas de especialização. Cursos que, na maioria, são inéditos e contam com projetos pedagógicos arrojados, ministrados por um corpo docente altamente qualificado em preparar o aluno com bases sólidas, transformando-o em um profissional de alta performance.]

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

Inspirados no sucesso e nas conquistas dos nossos alunos, acreditamos que podemos ir muito além!

Invista no seu futuro profissional! Faça já sua inscrição.

Entre em contato com o IPOG pelos telefones (67) 3044-0646, (67) 8197 0018 ou pelo e-mail campogrande@ipog.edu.br

Nos siga no Google Notícias