ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Conteúdo Patrocinado

UCDB lança vestibular e fortalece investimento no ensino, pesquisa e extensão

Post Patrocinado | 21/05/2019 07:30
UCDB tem mais de 50 anos de tradição no ensino superior em Campo Grande.  (Foto: Divulgação)
UCDB tem mais de 50 anos de tradição no ensino superior em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Estão abertas, até o dia 14 de junho, as inscrições para Vestibular de Inverno UCDB 2019, que devem ser feitas pelo site www.ucdb.br/vestibular. Os candidatos que doarem alimentos não perecíveis na Área de Relacionamento (SeR) até o dia 24 de maio não pagam a taxa de inscrição, que é de R$ 30,00. As provas serão aplicadas no dia 23 de junho, no campus Tamandaré. A UCDB é a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Neste ano, a UCDB iniciou a implantação de seu novo Plano Pedagógico Institucional (PPI), modernizando os métodos de ensino-aprendizagem e fortalecendo os mais de 50 anos de experiência na educação superior. Um dos pilares que destacam a Instituição nessas mais de cinco décadas, é a pesquisa.

“Vimos com muita preocupação as notícias de possíveis cortes de bolsas de estudos oferecidas pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]. Reforçamos que a UCDB continua empenhada com o plano de investimento de mais de R$ 10 milhões na manutenção de cinco programas de Mestrado e Doutorado e de todos os projetos de pesquisas, com infraestrutura necessária para que acadêmicos e docentes possam dar continuidade aos trabalhos”, afirmou o Reitor, Pe. Ricardo Carlos.

Atualmente, a Católica possui programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local, Educação e Psicologia, além do Doutorado em Rede em Biotecnologia e Biodiversidade e o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus além de manter convênios com mais de 226 instituições do Brasil e de países de todos os continentes. Por meio dos projetos de iniciação científica, os acadêmicos têm contato com o universo da pesquisa desde os primeiros semestres da graduação.

Infraestrutura premiada permite aulas práticas em diversas áreas. (Foto: Divulgação)
Infraestrutura premiada permite aulas práticas em diversas áreas. (Foto: Divulgação)
Vestibular de Inverno UCDB será aplicado dia 23 de junho.  (Foto: Divulgação)
Vestibular de Inverno UCDB será aplicado dia 23 de junho. (Foto: Divulgação)

Investimento em pesquisa e em extensão

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o fortalecimento do ensino passa pela pesquisa e pela extensão. “Atualmente, mais de 80% do nosso corpo docente é formado por mestres e doutores. E, sem dúvidas, ter professores que são ligados à pesquisa traz uma qualidade para a sala de aula que é um grande diferencial na formação integral dos nossos acadêmicos”, ressaltou.

Projetos e programas de extensão aproximam a comunidade do meio científico e levam o conhecimento acadêmico a ultrapassar os muros da Instituição, além de serem grandes diferenciais das universidades em relação aos centros universitários e as faculdades. Na área da extensão, são mantidos mais de 20 projetos e três laboratórios que atingem mais de 34 mil pessoas diretamente. São atendimentos na área de saúde, educação, meio ambiente, ciências sociais aplicadas, empreendedorismo, entre outras.

A Católica também se destaca pelo compromisso social na formação de docentes e no investimento há décadas em grupos de cultura e arte e no esporte universitário.

Acadêmicos envolvem-se com as pesquisas desde a graduação.  (Foto: Divulgação)
Acadêmicos envolvem-se com as pesquisas desde a graduação. (Foto: Divulgação)

Processo seletivo

Neste processo seletivo de inverno, são 35 opções de cursos de graduação presencial e outras 21 opções a distância. As inscrições podem ser feitas no site www.ucdb.br/vestibular.

Os cursos presenciais de graduação são: Administração, Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Big Data, Biomedicina, Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão de Recursos Hídricos, História, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Zootecnia.

Na modalidade a distância, os cursos de graduação são: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Filosofia, Gestão Comercial, Gestão de Cooperativas, Gestão Pública, Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, História, Letras, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Processos Gerenciais, Secretariado, Serviço Social e Teologia.

Os candidatos responderão a uma prova com 60 questões e uma redação. Pelo edital, 30% das vagas são reservadas para os candidatos que optam por ingressar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já o processo seletivo dos candidatos aos cursos oferecidos a distância é individual e contínuo.

Transferências

Para aqueles que desejam fazer a transferência para a UCDB ou fazer uma segunda graduação, a Instituição oferece vantagens, como a isenção da matrícula. Para quem se transferiu para a Católica, o desconto é de até 25% nas mensalidades pagas até dia 5 de cada mês. No caso de portadores de diploma, egressos podem ter até 30%; já para profissionais formados em outras instituições de ensino superior, o valor pode chegar a ser 20% menor (regra também válida para pagamentos até dia 5 de cada mês).

Pátio UCDB

Para melhor atender a comunidade acadêmica, a UCDB conta com o Pátio UCDB, prédio inaugurado ano passado que oferece serviços de alimentação, área de eventos e espaços de convívio para as pessoas. O Reitor da UCDB destacou a conquista acadêmica com esse ambiente: “Queremos que o Pátio UCDB seja a concretização do nosso novo conceito educativo: o conhecimento é difuso e pode-se aprender em qualquer ambiente — em sala de aula, nos laboratórios, mas também na convivência com os amigos, professores, com a família”, exaltou.

O local remete à dimensão pedagógica salesiana do “pátio”. “O conceito é de um local da intersubjetividade, no qual eu sou eu porque somos todos nós. Espaço de encontro e de troca de experiências e pontos de vistas. Constitui-se como o ambiente de uma criatividade engenhosa e livre”, detalhou o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ucdb.br.

Pátio UCDB foi inaugurado em 2018 e é espaço de convivência universitária. (Foto: Divulgação)
Pátio UCDB foi inaugurado em 2018 e é espaço de convivência universitária. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias