A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Agosto de 2018

30/04/2018 16:27

“Equívoco” leva pacientes a UBS durante ponto facultativo

Agendamento com clínico-geral foi marcado para as 13h desta segunda-feira, quando apenas unidades de urgência e emergência oferecem atendimento à população

Humberto Marques e Kleber Clajus
UBS permaneceu fechada nesta segunda-feira em virtude do ponto facultativo; pacientes têm comprovantes sobre agendamento de consulta. (Foto: Paulo Francis)UBS permaneceu fechada nesta segunda-feira em virtude do ponto facultativo; pacientes têm comprovantes sobre agendamento de consulta. (Foto: Paulo Francis)

Um possível “equívoco” cometido por um profissional do setor causou constrangimento a pelo menso três usuários do serviço público de saúde em Campo Grande na tarde desta segunda-feira (30). Eles tiveram consulta agendada para as 13h desta tarde na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no São Francisco –região central da cidade–, durante o ponto facultativo em repartições públicas.

A consulta com um clínico geral foi marcada para esta segunda e, seguindo a orientação, os pacientes foram ao local. “Achei estranho porque estava agendado para a uma da tarde, mas cheguei e estava tudo fechado”, afirmou uma paciente, que pediu para não ser identificada e que mostrou à reportagem o comprovante de marcação da consulta.

A mesma situação foi relatada por dois outros pacientes que estiveram no local e exibiram as guias de agendamento para o mesmo horário desta tarde.

Decreto baixado na semana passada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) estabeleceu a segunda-feira, véspera de feriado do Dia do Trabalho (1º de maio) como ponto facultativo nas repartições públicas. Desta forma, apenas serviços considerados essenciais –como o atendimento de urgência e emergência na saúde pública– funcionam e, ainda assim, em escala de plantão.

A assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a marcação da consulta para esta tarde pode ter se tratado de um equívoco no ato de agendamento. A orientação em situações como esta é que o paciente procure a unidade no próximo dia útil –a quarta-feira (2 de maio). A pasta explicou que não haverá prejuízo ao atendimento em virtude da troca de datas.

Comprovante indica data e horário para consulta nesta segunda-feira em UBS. (Foto: Direto das Ruas)Comprovante indica data e horário para consulta nesta segunda-feira em UBS. (Foto: Direto das Ruas)
Pelo menos três pacientes encontraram UBS fechada; orientação é para procurarem o local após o feriadão. (Foto: Direto das Ruas)Pelo menos três pacientes encontraram UBS fechada; orientação é para procurarem o local após o feriadão. (Foto: Direto das Ruas)

Gripe – A equipe do Campo Grande News esteve por volta das 15h na UBS 26 de Agosto, permanecendo alguns minutos no local. No período, três pessoas procuraram o posto de saúde em busca da vacina contra a gripe.

O casal Claricinda e Antônio Josuel Freire, ambos de 83 anos, estavam nessa situação. Eles disseram considerar “estranho” o fato de a UBS estar fechada em uma segunda-feira e, com a frustração, disseram que iriam procurar outro local para receberem as doses.

Durante o feriadão do Dia do Trabalho, o atendimento da saúde pública em Campo Grande será concentrado nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), que operam em regime 24 horas para demandas emergenciais.

Os CRSs Nova Bahia, Tiradentes, Coophavila 2 e Aero Rancho também ofereceriam vacinação contra o vírus influenza aos grupos de risco nesta segunda-feira durante o feriadão, assim como um trailer mantido pela prefeitura na praça Ary Coelho, no Centro.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions