ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Após vacinação, 10 idosos testam positivo para covid em pousada geriátrica

Familiares contam que os donos do estabelecimento não querem dar a segunda dose da vacina nos pacientes

Mariely Barros | 17/02/2021 12:28
Detalhe de idoso vacinado na primeira etapa de imunização. (Foto: Arquivo)
Detalhe de idoso vacinado na primeira etapa de imunização. (Foto: Arquivo)

Sobrinha de um dos idosos internados em pousada geriátrica, localizada na rua São Paulo, Vila Gomes, diz que a covid se alastrou no local quando todos pensavam que a segurança viria. O tio de 80 anos recebeu a vacina no dia 21 de janeiro, junto com os demais pacientes da pousada, e logo depois dez deles testaram positivo para covid-19. Dois funcionários da instituição também foram infectados.

Desde o início da pandemia os idosos estão isolados. A sobrinha,  que preferiu não se identificar, conta nem as visitas são permitidas. Ao tentar se informar sobre o que estava acontecendo no local e a origem da infecção, recebeu uma resposta que a indignou. Segundo ela, os proprietários alegaram efeito da vacina.”Na verdade, querem tirar o corpo fora e colocar a culpa na vacina”, reclama.  Ela também foi informada que os proprietários não pretendem dar a segunda dose para os idosos.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou os 10 infectados, mas "desconsidera qualquer tipo de evento adverso à vacinação". Segundo a prefeitura, após o registro dos sintomas, foi verificada a possibilidade de reação adversa à vacina, mas isso foi descartado,

"É algo impossível, visto que a vacina é elaborada através do vírus inativado. Com isso chega-se à conclusão que, antes da vacinação ou na janela de imunização - tempo necessário para que o organismo produza anticorpos à doença - houve a presença de uma pessoa contaminada no local, transmitindo o vírus aos idosos", explica a Sesau.

Ainda conforme a Secretaria, "todo o atendimento necessário para assegurar a saúde dos moradores foi prestado pela Sesau, que permanecem sendo acompanhados pelas equipes da vigilância epidemiológica".

O Campo Grande News entrou em contato com a pousada para esclarecer o que aconteceu no local e qual o estado de saúde dos idosos infectados, mas a equipe do local preferiu não se pronunciar.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.   Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias