Carros parados há mais de 1 ano na rua viram transtorno para moradores
Veículos estacionados dia e noite no Tiradentes já foram alvo de denúncia no Detran-MS, mas nada mudou
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Desde 2023, cinco carros estacionados dia e noite no Bairro Tiradentes, alguns sobre a calçada, têm causado transtornos a vizinhos que precisam caminhar no meio da rua por falta de passagem. A sugestão de matéria foi enviada nesta terça-feira (23) ao canal Direto das Ruas.
Vídeos e imagens recebidos pela reportagem mostram quatro veículos enfileirados na Rua Adoniran Barbosa, no sentido Jacarepaguá, enquanto outro está sobre a calçada no sentido da Rua Marquês de Pombal.
A arquiteta que enviou os materiais, e pediu para não ser identificada, relata que há meses os moradores próximos reclamam ao Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) sobre a situação. “Faz mais de ano que isso acontece. E nada é feito”, pontua.
Em abril deste ano, ela acionou o órgão estadual, que enviou uma equipe ao local e constatou a presença de seis veículos estacionados. No documento assinado pela GPAV (Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário), foi informado que os veículos não apresentavam sinais de abandono.
A justificativa, no entanto, é contestada pela arquiteta, que aponta que alguns dos carros não possuem condições mínimas de uso. “Tem carro que não tem banco. Eu passei em horários diferentes, em dias diferentes, e eles continuam lá”, afirma.
Ela também enviou um print da rua capturado por câmeras do Google Maps que mostra os mesmos carros estacionados no local em março de 2023. Outro ponto relatado é que, como um dos veículos está sobre a calçada, os moradores não conseguem utilizá-la livremente.
Além disso, como os carros aparentemente não têm proprietários e permanecem na rua 24 horas por dia, pessoas em situação de rua estariam usando o interior dos veículos para consumo de drogas.
A reportagem procurou a Agetran que passou orientações sobre o procedimento.
"A Agetran informa que a equipe de fiscalização recebem as denúncias dos moradores e usuários da via, através do canal 156 e o app Fala Campo Grande. É realizada avaliação das condições gerais do veículo, um dos fatores principais são os pneus murchos, na sequência lanternas quebradas, vidros, o entorno do veículo e o nível de sujeira acumulada".
Ainda segundo o órgão, os fiscais fazem uma busca inicial pelo responsável ou proprietário para que retire o veículo, sendo dado um prazo para isso. Caso não seja retirado dentro do período, o carro é encaminhado para o Detran. Além disso, explicou que o veículo só recebe autuação se o carro estiver estacionado em local indevido ou calçadas.
*Matéria atualizada às 17h40 para acrescentar o retorno da prefeitura.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.