ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Com corredores lotados, leitor reclama de salas vazias e sem uso no HU

Diversos pacientes disputam espaço nos corredores por falta de leitos

Clayton Neves | 31/03/2022 15:28


Vídeo encaminhado ao Campo Grande News na tarde de hoje (31) evidencia realidade que há tempos já se sabe sobre a lotação nas unidades de saúde. No entanto, segundo relato de um vendedor, de 30 anos, apesar dos corredores lotados no Hospital Universitário de Campo Grande, salas vazias e sem uso na mesma unidade provocaram revolta.

“Estou aqui como acompanhante há 10 dias e não tem leito. Os corredores estão lotados e pelas minhas contas, tem pelo menos 30 pacientes nessa situação”, comenta o trabalhador, que preferiu não se identificar.

Além disso, o vendedor flagrou salas sem uso no mesmo hospital. “São espaços que tem estrutura, tem cama e não levam os pacientes para lá. Outros locais viraram depósito, enquanto tem gente há dias no corredor”, complementa.

Para quem não consegue um leito adequado, a situação nos corredores é complicada. “À noite, as luzes ficam acesas, passa um monte de gente e ninguém consegue dormir direito. Todos usam o mesmo banheiro, comem mal. É frustrante”, conclui o vendedor.

Em imagens feitas no local, é possível ver extensa fila de pacientes que aguardam em leitos improvisados. Quem acompanha, se acomoda como pode em cadeiras e bancos. Em uma das salas vazias, alvo de reclamação, é possível notar sucatas de equipamentos  até mesas de cabeceira entregues à unidade.

Em resposta, o Hospital Universitário informou que a Prefeitura de Campo Grande contratou 212 leitos de internação, 18 leitos de pronto-socorro adulto e 8 leitos de pronto-socorro pediátrico, entretanto, alega que a Central de Regulação encaminha muito mais pacientes, obrigando a direção a realocar essas pessoas, provocando a lotação nos corredores.

"Neste momento, temos vinte leitos de enfermaria cirúrgica bloqueados por falta de recursos humanos. Se ocuparmos esses leitos com pacientes do corredor, em pouco tempo a Central de Regulação manda pacientes a mais que voltam a ocupar o corredor e não teremos equipe para cuidar. Na data de hoje, estamos com 60 pacientes adultos, entre área vermelha, amarela, verde e corredor, sendo que o contratado pela Sesau são 18 leitos”, completa o HU, que afirma existir um déficit de leitos hospitalares em Campo Grande.

Direto das Ruas - A sugestão de reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias