ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Com medo de cair e destruir casa, moradora pede que prefeitura pode árvores

Sem condições de contratar serviço de poda, ela diz que não consegue solicitar por viver em regime de comodato

Guilherme Correia | 24/10/2021 15:06
Moradora diz que solicitou remoção de árvores na prefeitura (Foto: Stephanie de Lima)
Moradora diz que solicitou remoção de árvores na prefeitura (Foto: Stephanie de Lima)

Leitora reclama que há três árvores em situação de risco de queda, em sua casa, mas que está impedida de solicitar uma remoção, ou ao menos a permissão para fazer tal serviço. Segundo ela, isso ocorre por estar morando em uma área de comodato e não possuir a documentação que regulamente sua propriedade, que fica na Rua Betóia, no Jardim Canguru.

Sua maior preocupação tem sido os dias de chuva em Campo Grande, nos quais muitas vegetações têm cedido e destruído casas. Atualmente afastada de seu emprego, Stephanie Souza de Lima, de 25 anos, relata por meio do canal Direto das Ruas que o ambiente tem causado danos até mesmo às calçadas.

"[As árvores] já estão com todas as raízes para fora, o muro já está com rachaduras. Minha casa já está com rachaduras, as árvores estão tomando a rua toda de tão grande e estão pra cima da minha casa também e de outras casas. Com os temporais, estão caindo muitos galhos, já quebrou telhas da minha casa e estão tomadas por cupins."

A moradora também relata que também tem sofrido por conta de goteiras e infiltrações dentro de sua casa, já que está sem recursos financeiros, nos dias de hoje. "Minha casa está derramando água para dentro quando chove, necessito de ajuda pois não tenho condições financeiramente."

"Não temos condições de mandar podar, estou sem receber do INSS desde janeiro, pois necessito de um transplante. Já sou transplantada do olho esquerdo e estou na fila de espera para o olho direito. Moramos aqui por não termos condições de comprar um terreno. Nessas chuvas, molha tudo dentro da minha casa, não tem um lugar que não molhe."

Por fim, ela também disponibiliza telefones de contato para quem puder contribuir, de alguma forma. (67) 99128-2227 ou (67) 99126-9054.

A prefeitura de Campo Grande informou, na terça-feira (26), que a orientação é que para pedidos de poda ou remoção de árvores, tanto no passeio público como no interior da propriedade, somente o proprietário do imóvel ou um representante com a anuência do proprietário poderá formalizar processo administrativo solicitando a poda ou remoção da árvore.

"Desta forma, o munícipe deve comparecer até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), dirigir-se ao Protocolo Geral e solicitar a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após a abertura desse processo, o mesmo será encaminhado à Semadur para que o auditor fiscal de meio ambiente realize a fiscalização no local e posteriormente emita um Laudo de Vistoria. Somente após o laudo expedido pelo o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou remoção da árvore solicitada."

Árvores tomam conta de parte da casa onde ela vive (Foto: Stephanie de Lima)
Árvores tomam conta de parte da casa onde ela vive (Foto: Stephanie de Lima)

(*) matéria atualizada às 11h43 para inserção de nota informativa da prefeitura de Campo Grande

Direto das Ruas - A imagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias