ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Detran "esquece" de fechar Parque dos Poderes para a população

Quem costuma caminhar ou pedalar por lá, se surpreendeu com desorganização que deixou ruas totalmente abertas

Por Lucia Morel | 31/12/2023 09:15
Pai com criança anda de bicicleta em avenida aberta ao trânsito. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pai com criança anda de bicicleta em avenida aberta ao trânsito. (Foto: Henrique Kawaminami)

No último domingo de 2023, quem costuma caminhar ou pedalar no Parque dos Poderes se surpreendeu com o espaço totalmente aberto e sem o fechamento aos finais de semana, projeto chamado de Amigos do Parque. Carros passavam normalmente na área. A responsabilidade pelo serviço é do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que não respondeu a razão do parque estar aberto hoje.

Em contato com o secretário da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, ele informou que por lei, o fechamento é atribuição do Detran e que tentou contato com o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, mas ele está de férias. O adjunto por sua vez, Juvenal de Assunção Neto, não o atendeu. “Estou tentando ver o que houve”, disse Miranda.

Família em triciclo disputa espaço com veículos em avenida do Parque dos Poderes.
Família em triciclo disputa espaço com veículos em avenida do Parque dos Poderes.

Usuários do espaço aos finais de semana reclamaram da situação, já que é costume que a área esteja fechada para a prática de atividades esportivas e lazer. “A informação que tivemos é que não vai fechar nem hoje nem amanhã porque o pessoal do Detran que cuida aqui entrou de greve, mas não sabemos se é verdade”, disse Renato, que mantém aluguel de bicicletas por lá.

Usuária do local, servidora pública de 41 anos, que não quis informar o nome, disse que até corrida marcada para ocorre no local atrasou devido o trecho estar aberto. Prefeitura do Parque dos Poderes os teria avisado que foram informados ontem, às 21 horas, que agentes do Detran não iriam fazer o fechamento do parque, mas que também ouviu que a ausência “não tem nada a ver com o Detran, os agentes é que decidiram não ir”.

“Está uma confusão, porque corredores, ciclistas, estão todos na pista de costume e os carros mais conscientes fazem a pista dupla, mas outros engraçadinhos passam correndo. Está preocupante”, sustentou.

Geralmente, o tráfego de veículos ficará interditado na Avenida dos Poetas, no trecho da rotatória da Avenida Afonso Pena até a rotatória da Agesul (Agência Estadual de Gestão em Empreendimentos), e na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, da rotatória da Agesul até a rotatória da Avenida Mato Grosso.

O programa Amigos do Parque sempre funciona das 7h às 19h no sábado e no domingo. Equipes do Detran é que ficam de prontidão para garantir a segurança e a fluidez do trânsito no local.

Nos siga no Google Notícias