Durante temporal, cratera engoliu metade de rua no Bairro Chácara dos Poderes
Dois carros ficaram atolados em meio à enxurrada e sete homens se arriscaram para tirar os veículos do local
Moradores do Bairro Chácara dos Poderes ficaram ilhados após ruas se transformarem em rios após a chuva deste sábado. Em vídeos enviados para o Campo Grande News é possível observar que a água chegou a altura dos joelhos. Ainda na entrada do bairro parte da via, que não possui pavimento asfáltico, cedeu próximo ao córrego da região.
- Leia Também
- Chuva curta não impede inundação em trechos da Rua Vitório Zeolla
- Lago do Parque das Nações transborda e inunda parte da pista de caminhada
Agda Gomes, de 67 anos, conta que mora na região há 15 anos e sempre que chove as ruas são inundadas: “A EW2 está intransitável. São as águas das chuvas que vem do Jardim Noroeste, vem com muita força. Sempre foi assim”.
A aposentada ainda comentou que a situação piorou desde o início das obras de um novo empreendimento que está sendo feito na região. Ela ainda diz que por não ter nenhuma contenção para a água no bairro, as chácaras da região ficam alagadas.
Durante a chuva de hoje os moradores compartilharam no grupo de mensagens do bairro vídeo que mostra o momento em que um carro fica atolado em meio a enxurrada. Para que o veículo conseguisse sair do local foi necessário que sete homens ajudassem empurrando o carro.
Em outra imagem é possível ver cerca de três carros e uma moto impossibilitados de entrar no bairro, por conta do alagamento. No mesmo ponto é possível observar que metade da rua foi engolida por uma cratera. Algumas árvores também caíram e bloquearam uma via do bairro.
No dia 2 de fevereiro o Campo Grande News divulgou informações do contrato que prevê uma obra para evitar enxurradas no Jardim Noroeste, na saída para Três Lagoas, e em consequência na Chácara dos Poderes. Com financiamento federal, a obra custará R$ 9,4 milhões.
O contrato e o edital não especificam os quantitativos da obra, porém já em 2021, a prefeitura anunciava a necessidade de implantar 4 quilômetros de redes de drenagem e dois piscinões para receberem a água da chuva e impedir que ruas dos dois bairros virem rios. Além disso, as ações para conter a enxurrada envolvem 1,4 quilômetro de asfalto.
No site da prefeitura é possível verificar o projeto feito para embasar a obra com duração de 360 dias. A reportagem entrou em contato neste sábado (11) com a prefeitura para saber como está andamento dos trabalhos e aguarda retorno.
Por meio de nota a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos) informou que desde sábado equipes estão percorrendo a cidade realizando levantamentos dos pontos mais críticos e dos prejuízos gerados pela chuva desse final de semana.
Também foi dito que as ruas da Chácara dos Poderes, como a SE1 passam por recuperação passando por limpezas e desobstrução da via. No local será colocado material de nivelamento da voçoroca. Equipes ainda realizam a correção das caixas de contenção da bacia a rua NE2. A que foi parcialmente engolida pela cratera foi interditada e a rota alternativa é pela Rua Água Azul.
A Defesa Civil também esteve no local para apoio e levantamento dos dados. A prefeitura ainda informou que as reclamações sobre pontos de alagamento, buracos no pavimento, necessidade de encascalhamento e patrolamento, podem ser enviados através dos canais de comunicação da prefeitura Fala CG 156.
(*) Matéria alterada no dia 13 de Março para acréscimo da resposta da Sisep.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.