ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Esgoto transborda e fezes são lançadas pelo chão bem em frente ao Fórum

Problema começou nesta segunda-feira (13) e esta causando transtorno principalmente para comerciantes.

Anahi Gurgel | 14/08/2018 17:30
Com máscara, Márcio mostra, com indignação, o esgoto transbordando bem em frente ao Fórum de Campo Grande. (Foto: Anahi Gurgel)
Com máscara, Márcio mostra, com indignação, o esgoto transbordando bem em frente ao Fórum de Campo Grande. (Foto: Anahi Gurgel)

Impossível não descrever como “nojenta” a situação da calçada localizada bem em frente ao Fórum de Campo Grande, na Rua da Paz, na tarde desta terça-feira (14). Tem mais de um dia que esgotos na área transbordaram, deixando esparramado tudo quanto é tipo de material orgânico e um cheiro insuportável na região.

O funcionário de uma empresa de acompanhamento de processos, que fica quase na esquina com a Rua 25 de Dezembro, disse que foi na manhã de ontem (13), por volta das 8h, que eles começaram a sentir um mau cheiro, vindo de uma fossa nos fundos do estacionamento.

“O cheiro é o primeiro indício de que o esgoto vai transbordar. Esse problema acontece de duas a três vezes ao ano. De repente, começou a vazar, avançou por toda a área do estacionamento, e a situação ficou terrível. Fizemos um mutirão para tentar retirar as fezes, absorventes usados, papel higiênico, gordura, mas não adiantou muito”, conta Márcio Vinícius dos Santos Amorim, 40.

Nesta tarde, a calçada da frente estava ainda com enorme quantidade de sedimentos. Pessoas tentavam desviar das fezes. Para conseguir trabalhar, Márcio recorreu a uma máscara.

“Crianças que estavam indo para a escola, perto da prefeitura, até escorregaram na calçada. Nós mesmos estamos alertando as pessoas para desviarem. É perigoso e constrangedor. Questão de saúde pública, isso pode até provocar doenças”, acredita.

Funcionários relatam ainda que clientes que pagam para usar o estacionamento, diária ou mensalmente, reclama bastante e estão evitando passar pelo local. “Estamos tendo prejuízo. Para se ter uma ideia, ninguém hoje aqui almoçou, porque embrulha o estômago”, diz.

Mesma queixa tem o funcionário de uma ótica, bem ao lado. “Atrapalha muito nosso negócio. Os clientes desistem de entrar e, os que entram, não podem nem usar banheiro, a pia da cozinha. Está tudo entupido”, descreve Marcelo Farias Pael, 49.

Mulher, com bengala, desvia das fezes esparramadas pela calçada, nesta tarde (14). (Foto: Anahi Gurgel)
Mulher, com bengala, desvia das fezes esparramadas pela calçada, nesta tarde (14). (Foto: Anahi Gurgel)

Já "experientes" com o problema - que acontece anteriormente a 2015, segundo relatos - os funcionários entraram em contato com a Águas Guariroba assim que começaram a sentir o mau cheiro.

"Disseram que não podiam fazer nada, somente quando houvesse de fato um transbordamento. Daí, quando começou a vazar, não tivemos controle. A concessionária disse que o problema deve ser resolvido em até dois dias. Teremos que conviver com isso?", questiona Márcio. 

Resposta - Por meio da assessoria de imprensa, a Águas Guariroba informou que, se tem fezes no chão , é um extravasamento de esgoto.

A concessionário garantiu que vai encaminhar uma equipe ao local para fazer a desobstrução, limpeza e desinfecção.

“Se ocorre com alguma frequência é, provavelmente, causado por mau uso da rede de esgoto. Lixo, óleo de cozinha ou mesmo ligação de água pluvial na rede de esgotamento sanitário causam esses extravasamentos. É importante destacar que o uso correto da rede evita este tipo de problema”.

Direto das Ruas - O Campo Grande News recebeu as imagens e informações por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Nos siga no Google Notícias