ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

"Estão por toda parte", relata morador sobre infestação de escorpião

Infestação está sendo causada por causa de terreno abandonado no Parque do Sol

Idaicy Solano | 06/01/2022 13:09
Adriano mata os escorpiões e coloca dentro de garrafinhas pra garantir a segurança da família. (Foto: Direto das Ruas)
Adriano mata os escorpiões e coloca dentro de garrafinhas pra garantir a segurança da família. (Foto: Direto das Ruas)

Terreno abandonado e mal cuidado localizado na rua Júlio Takeshi, no bairro Parque do Sol, tem colocado em risco a saúde de Adriano de Souza Soares, 34 anos, e sua família. O matagal alto tomou conta do imóvel, que se tornou berço de uma infestação de escorpiões, que vão parar todos dentro da casa do vendedor.

“Dentro de casa já matei uns 7, e mais uns 15 no quintal. Estão por toda parte”, relatou. A situação preocupa, pois Adriano tem um filho de 11 meses e duas cachorras. Há mais ou menos 6 meses, o morador pagou para que limpassem o terreno, mas o mato voltou a crescer. Segundo Adriano, ele mora no endereço há 2 anos, e nunca viu ninguém fazer manutenção no terreno.

Adriano se esforça para ser cuidadoso e manter sua família segura, apesar da infestação, mas relata estar complicada a situação. “Ontem à noite (05) eu escutei minhas duas cachorras latindo. Fui ver e era escorpião. Passou uns 10 minutos elas latiram de novo, fui ver e era outro escorpião”, conta.

Cuidados - Para prevenir picadas de animais peçonhentos, o Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) recomenda não mexer em tocas e buracos na terra, tocos de árvores, cupinzeiros e espaços onde haja amontoados de lenha ou pedra. Caso seja necessário mexer nestes locais, recomenda-se que seja feito com o uso de uma enxada ou algum objeto que auxilie o manuseio sem tocar diretamente o local com as mãos.

Recomenda-se que verifique roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes de usa-los, para certificar que o objeto não está comprometido com a presença destes animais. Camas e berços devem preferencialmente ser afastados da parede e deve evitar pendurar roupas fora dos armários.

Buscar evitar que lençóis e cobertores encostem no chão também é uma dica, pois escorpiões e aranhas podem subir através desses tecidos.

Também é importante nivelar as frestas das calçadas, pisos, paredes e portas; colocar uma barreira de proteção na parte inferior das portas e deixar as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos. Para mais informações, o Civitox disponibiliza os telefones 0800 722 6001, (67) 3386-8655 ou 150.

Direto das Ruas - O relato chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias