ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Incêndio em área de mata se estende desde sábado e fumaça toma conta das ruas

Morador diz que populares podem ter iniciado o fogo e precisaram sair de casa por problemas respiratórios

Por Gabi Cenciarelli | 12/01/2025 13:46


Área de mata no Jardim Aeroporto, em Campo Grande, foi tomada pela fumaça de um incêndio que ocorre desde a tarde de sábado (11), na esquina das ruas Serra dos Pássaros com Heitor Vieira de Almeida. Moradores da região reclamam que o fogo foi iniciado por populares e precisaram sair de casa por causa de problemas respiratórios devido à fumaça.

Valdiney Santiago, vigilante de 30 anos, contou ao Campo Grande News que o incêndio começou no final da tarde de ontem. "Geralmente populares começam esses incêndios, porque usam a área de mata para queimar lixo, e aí fica desse jeito. Precisei sair de casa com as crianças, que tem problemas respiratórios", reclama o morador.

De acordo com ele, os incêndios na região não são recorrentes, mas não é a primeira vez que acontece. Nas imagens gravadas na tarde deste domingo (12), é possível ver a fumaça tomando conta das ruas, região onde ficam várias residencias.

"Com essa onda de calor, essa fumaça fica super insuportável, não tem quem aguente", reclama Valdiney.

O morador contou que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros na tarde de hoje, já que o fogo que começou ontem, ainda não apagou e está se alastrando. Valdiney relata que as autoridades informaram que a viatura já foi solicitada.

É crime e gera multa - O uso do fogo para queimadas urbanas é crime – a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 –, por isso caso o responsável por atear fogo seja identificado ele está sujeito a sanções penais e administrativas. O Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 2.909, Art. 18-A, §1º), afirma que "é vedada a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos". As multas variam entre R$ 2.944,50 e R$ 11.778,00, dependendo da área afetada.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Nos siga no Google Notícias