ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Infestação de lagartas em árvore preocupa e morador teme risco à saúde

Adriano Fernandes | 20/03/2015 19:09
A lagarta é a fase larval de uma mariposa da família Sphingidae, vulgarmente conhecida como “bruxa”.(Foto: Direto das Ruas)
A lagarta é a fase larval de uma mariposa da família Sphingidae, vulgarmente conhecida como “bruxa”.(Foto: Direto das Ruas)

Preocupado com a infestação de lagartas em uma árvore em frente de sua residência, um leitor do Campo Grande News encaminhou à redação fotos da larva, questionando o provável risco queo inseto poderia causar à saúde. A reportagem entrou em contato com um entomologista, profissional que estuda os insetos, para esclarecer todas as dúvidas a respeito do assunto.

De acordo com o especialista Alessandro Shinorara, de 41 anos , a lagarta de coloração escura e listras amareladas é a fase larval de uma mariposa da família Sphingidae, vulgarmente conhecida como “bruxa”. O aparecimento desse tipo de lagarta ocorre em jardins, caules e folhas de árvores da espécie jasmim manga, que possuem seiva leitosa que lhes servem de alimento. Sua incidência é maior durante o verão e primavera, mas pode ser notada também nas outras estações do ano.

Segundo Shinorara, a não ser que seja ingerida a lagarta não representa risco à saúde. A seiva da qual a larva se alimenta faz com que o animal incorpore um látex tóxico que, junto de sua coloração forte, serve como sistema de defesa contra pássaros, répteis ou até mesmo outros insetos.

No dorso da lagarta há uma espécie de espinho a partir de onde a lagarta expele uma substância urticante, que pode causar coceira ou queimadura, dependendo do grau de alergia da pessoa atacada. De qualquer forma, o mecanismo só é acionado se ela sentir-se ameaçada e não há relatos conhecidos na entomologia desse tipo de incidente, afirmou o especialista.

Desenvolvimento- O tempo de vida enquanto larva depende da espécie e da quantidade de alimento ingerido pelo animal. No caso desse tipo de lagarta, o desenvolvimento é rápido e a larva pode chegar a até dez centímetros antes de se enclasurar e virar mariposa.

Infestação- As plantas da espécie que serve de alimento para a larva suportam o desfolhamento sem que isso as prejudique, no entanto, se o morador se sentir incomodado, inseticidas naturais à base de fumo são uma solução contra a infestação.

Nos siga no Google Notícias