ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Leitora reclama de vacinação no mesmo lugar dos testes com suspeitas de covid

Silvia Frias | 24/03/2021 14:41
Na USF Jardim Batistão, acompanhantes, casos suspeitos e chegada de idosos no mesmo local, sem separação (Foto: Direto das Ruas)
Na USF Jardim Batistão, acompanhantes, casos suspeitos e chegada de idosos no mesmo local, sem separação (Foto: Direto das Ruas)

O atendimento simultâneo de idosos na vacinação contra covid-19 e para testes de casos suspeitos da doença gerou revolta na fotógrafa Katiania Ormond, 40 anos, que levou o pai, de 70 anos, para imunização na USF (Unidade de Saúde Familiar) no Jardim Batistão esta manhã. Os dois procedimentos, vacina e testagem, são oferecidos nas mesmas 30 unidades de Campo Grande.

Katiania chegou à UBS do Batistão por volta das 8h e começou a perceber pessoas com suspeita da doença no mesmo local. Dentro do posto, os idosos estavam sentados respeitando o distanciamento, enquanto aguardavam a chamada para vacinação. Os acompanhantes aguardavam do lado de fora. "O problema estava justamente nessa área", diz ela.

A fotógrafa ficou surpresa ao notar a chegada de rapaz que se apresentou para fazer a testagem de covid. “Ele disse que estava tossindo, com febre, dor de cabeça, na garganta e no corpo e foi para o exame”. Katiania estranhou, pois havia recebido informação de que a unidade estava aberta somente para vacinação e para distribuição de remédios.

Ela conta que começou a filmar e reclamar da situação, mostrando idosos que chegavam ao local e ficavam próximos de pessoas com sintomas da covid. Segundo ela, por conta do sol forte, uns acabavam se aproximando dos outros e ficando na varanda. "O rapaz suspeito da doença, permaneceu ali e só foi atendido após o início das filmagens", comenta.

Katiania diz que, quando estava indo embora, outro rapaz chegou para exames. Segundo ela, a funcionária do posto arrastou a mesa de triagem da vacinação para covid para outro lado da porta, como forma de remediar a situação e tentar separar os grupos.  “Eu acho que não mudou nada”, avalia

Ela disse que ligou no disk-denúncia 156 e foi orientada a ligar para a Guarda Municipal. No 153, a informação, segundo ela, é que não havia equipe naquele momento para averiguar a denúncia. A Guarda contesta a informação é garante que enviou, inclusive, viaturas e motos estiveram no local realizando as Orientações.

A Secretaria de Saúde foi consultada sobre a possibilidade de divisão de testagem e vacinação, em postos alternados.

Em nota, a Sesau explicou que "todas as unidades de saúde estão orientadas a organizar as filas para a vacinação com a distribuição de senhas e seguindo as medidas de biossegurança, como a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 m entre cada pessoa e uso obrigatório de máscara. As orientações também são reforçadas aos pacientes durante o atendimento, sendo necessário a colaboração de todos"

Ainda segundo a Secretaria, "nesta semana as unidades da Atenção Primária estão realizando somente a vacinação contra a Covid-19 e coleta de exame de RT-PCR. O serviço está disponível e, portanto, não pode haver negativa no atendimento de pessoas que eventualmente compareçam às unidades para realizar o procedimento. Diferente do que foi relatado, o atendimento a estes pacientes não é feito no mesmo local de vacinação. Eles seguem fluxos de atendimento diferentes. Os pacientes sintomáticos também são orientados a não circularem pela unidade e devem permanecer somente nos locais definidos para atendimento".



Nos siga no Google Notícias