Lixo pós-folia gera reclamações na Esplanada Ferroviária
Avenidas Calógeras e Mato Grosso seguem interditadas para festividades previstas ao longo da semana
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores da região da Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, manifestaram preocupação com o acúmulo de lixo após as festividades de Carnaval. O problema foi registrado na manhã desta segunda-feira, no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Calógeras. A CG Solurb, empresa responsável pela limpeza urbana, informou que a situação estava prevista no cronograma e que os serviços de limpeza seriam realizados conforme planejamento operacional definido junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Lixo espalhado pela via chamou a atenção de moradores da região da Esplanada Ferroviária, no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Calógeras, na manhã desta segunda-feira (9), por volta das 7h. A situação foi registrada após o primeiro fim de semana de festas de Carnaval, período em que a via permanece interditada para a realização dos eventos.
O assunto foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.
Morador da região há 20 anos, o funcionário público Luís Antônio, de 40 anos, afirma que o problema se tornou recorrente nos últimos cinco anos. Segundo ele, a questão não está na realização das festividades, mas na falta de organização após o encerramento. “Sou a favor da cultura, é nossa identidade. Mas nem por isso podemos desrespeitar os outros. Essa estrutura deveria ter sido desmontada ainda ontem à noite, com a limpeza feita logo em seguida. Isso já era previsto”, reclama.
Em nota, a CG Solurb informou que a programação dos locais de eventos do Carnaval foi encaminhada previamente pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) à concessionária, responsável pela limpeza urbana. "De acordo com o planejamento operacional definido, a limpeza das áreas onde ocorrem os eventos de Carnaval é realizada logo após o encerramento das festividades, contemplando varrição, recolhimento de resíduos e demais serviços necessários à recomposição da limpeza dos espaços públicos", diz o documento.
Ainda conforme a empresa, no caso específico da Avenida Mato Grosso com a Rua Calógeras, o cronograma já previa a execução dos serviços na manhã desta segunda-feira, ação que estaria sendo realizada conforme o planejamento. Os trabalhos são monitorados, com acompanhamento das equipes em campo e eventuais ajustes operacionais, quando necessário.

