ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Mãe reclama de gordofobia na escolha de uniforme de ginastas

Para as meninas magras o "look" é de body azul com branco, já as crianças maiores receberam camisetas largas

Por Clara Farias | 05/12/2023 11:17
Conjunto entregue para a criança utilizar em apresentação (Foto: Direto das Ruas)
Conjunto entregue para a criança utilizar em apresentação (Foto: Direto das Ruas)

Mãe reclama de gordofobia na escolha de roupas de apresentação do Cefat (Centro de Treinamento de Ginástica). O modelo de roupa escolhido para apresentação das ginastas é um body azul de tamanho pequeno, que não serve nas crianças maiores e não é de tecido adaptável. Com a negativa das costureiras para ampliar o body, o Centro entregou camisetas de tamanho adulto para que as meninas de outros tamanhos se apresentassem.

A reclamação da mãe é de que o modelo destoa dos demais e "expõe" as crianças gordas a uma situação vexatória.

A empresária, de 32 anos, entrou em contato com o Campo Grande News, pelo canal Direto das Ruas, para contar que a filha começou a treinar ginástica rítmica no início de 2023 e no momento de apresentação final, que encerraria o primeiro ano de treinamento, se deparou com o que considera "situação gordofóbica".

A mãe comenta que em novembro o Cefat avisou aos pais que aconteceria a apresentação final e que as roupas seriam cedidas pela Caixa Econômica Federal, devido ao patrocínio. "Quando chegaram os uniformes, eu avisei ao professor que não servia. Ele disse que não tinha outro e falou para levarmos na costureira para aumentar", explicou a empresária. Ela relata que recebeu a negativa de diversas costureiras.

Modelo de body utilizado pelas meninas em apresentações (Foto: Reprodução)
Modelo de body utilizado pelas meninas em apresentações (Foto: Reprodução)

A mãe explica que se sente "impotente", pois não consegue ajudar a filha neste momento. "Que situação constrangedora. Como que patrocinam somente uniforme para crianças magras. Estou sentindo que todo trabalho que minha filha fez durante o ano foi inútil, a minha filha foi deixada de lado na hora da escolha dos uniformes", lamentou a mãe.

Segundo ela, a filha fazia balé na antiga escola e os professores adaptavam os maiôs ou escolhiam o melhor modelo para incluí-la nas apresentações. "Minha filha foi que nem uma princesa nas apresentações anteriores, ela não ficou diferente das outras meninas, e agora na Cefat, que é uma instituição muito maior, eles estão fazendo esse preconceito com a minha filha", finalizou.

O Campo Grande News entrou em contato com a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), responsável pela Cefat, que informou que os uniformes distribuídos são uma doação realizada pela parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica, junto à Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial da Confederação. Segundo a fundação, o caso da menina foi encaminhado para os fornecedores de uniforme da Confederação de Ginástica e a aluna será atendida.

"Ressaltamos enfaticamente que a Fundação repudia qualquer forma de discriminação e reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e diversificado. A Fundação busca, incessantemente, proporcionar oportunidades iguais para todos os participantes, independentemente de qualquer característica pessoal", destacou a nota.

A Caixa Econômica Federal informou, por meio de nota, que e solicitou à CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) que entre em contato com a família para fornecer uniforme adequado à atleta. "O banco repudia todas as atitudes de preconceitos relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação", finaliza o texto.

Direto das Ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias