A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Abril de 2019

28/03/2019 14:07

Moradores dizem que aplicativo para denúncia de irregularidades não funciona

O app seria utilizado pela população para denunciar irregularidades em terrenos e vias públicas mas usuários não conseguem enviar solicitação

Danielle Matos
Problemas como terrenos sujos e buracos em vias fazem parte das denúncias. (Foto: Direto das Ruas)Problemas como terrenos sujos e buracos em vias fazem parte das denúncias. (Foto: Direto das Ruas)

Moradores reclamam de problemas no aplicativo “Fala Campo Grande”, disponibilizado para população realizar denúncias de irregularidades em terrenos, alagamento de ruas, manutenção de boca de lobo e iluminação pública. Além do telefone 156,  o aplicativo agilizaria a comunicação entre moradores que desejam denunciar pontos críticos da cidade e as Secretarias responsáveis pela solução dos problemas. Porém, ao fazer o download, usuários não conseguem acessar a plataforma.

Além da falta de acessibilidade, o aplicativo só está disponível para android. É necessário que quem deseja realizar as denúncias saiba a secretaria para qual seu pedido será enviado (Sisep, Semed, Sesau, Agetran ou Sesde), classificar o pedido entre os 15 tipos de serviço e solicitação (denúncia, elogio ou reclamação). Diversas avaliações negativas foram deixadas por usuários, como “esse aplicativo não funciona há meses!” e “o sistema está com erros na localização”.

 

Usuários reclamam do aplicativo, que é disponível apenas para android. (Foto: Direto das Ruas)Usuários reclamam do aplicativo, que é disponível apenas para android. (Foto: Direto das Ruas)
Ao tentar acessar plataforma, não é possível clicar no comando Entrar. (Foto: Direto das Ruas)Ao tentar acessar plataforma, não é possível clicar no comando "Entrar". (Foto: Direto das Ruas)

Outra forma de comunicar a Prefeitura sobre as irregularidades encontradas nos bairros é o telefone 156. A orientação dada no atendimento é para que a reclamação seja feita pelo telefone ou presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão. Os funcionários, entretanto, não mencionam a existência do aplicativo. Em caso de terreno baldio, a solicitação deve ser encaminhada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur); se houver construção, deve ir para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Proposta de solução

Os alunos Vitor Hugo Lima Bauer e Gustavo Henrique da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolveram um site para realizar o contato entre moradores que fazem denúncias e a fiscalização nos terrenos feita pela Prefeitura. Diferente do “Fala Campo Grande”, o usuário do “Field” consegue realizar a denúncia em tempo real, enquanto caminha pelas ruas. Caso encontre um terreno que não tenha notificação enviada, a pessoa pode solicitar a denúncia aos fiscais usando apenas seu cadastro com e-mail e senha. O andamento da denúncia pode ser acompanhado e a previsão é de que o site comece a ser utilizado a partir de julho.

Direto das Ruas - A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions