ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Sem sala de acolhimento, crianças vão a aula com pais

Segundo aluna, alguns pais estão faltando as aulas, pois não tem com quem deixar as crianças

Guilherme Henri e Anahi Zurutuza | 16/03/2018 16:29
Alunos do EJA com filhos em sala de aula na quarta-feira (Foto: Direto das Ruas)
Alunos do EJA com filhos em sala de aula na quarta-feira (Foto: Direto das Ruas)

Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola estadual Arlindo de Sampaio Jorge nas Moreninhas estão assistindo as aulas junto com os filhos em Campo Grande. Isso porque, a escola fechou a sala de acolhimento onde as crianças ficavam enquanto os pais estudam.

O relato é da aluna Zilna Gonçalves Barbosa, 50 anos, por meio do canal Direto das Ruas. Ela é do 3º ano da escola e diz que a sala era direcionada as crianças que não tinham com quem ficar enquanto os pais estudam entre às 19h e 22h20.

Segundo ela, cerca de 40 alunos estão matriculados no EJA. E com eles, estão cerca de 60 crianças. "Muitas mães e pais estão faltando. Fica difícil de concentrar na aula com a sala lotada de crianças, mas não tem outro jeito, ou leva o filho, ou para de estudar", desabafa.

Zilna ainda registrou a sala de aula nesta quarta-feira (16) e nas imagens é possível ver que além de dividir a sala com os filhos, alguns pais ficam as crianças no colo enquanto estudam.

Escola - A SED informou que a sala de acolhimento era ofertada por meio do Programa do Governo Federal “Projovem Urbano” para atender filhos de estudantes do programa. Com a conclusão do ciclo do programa pelo Ministério da Educação, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul está estudando a possibilidade de dar continuidade dessa proposta nas escolas estaduais que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 "A SED está normatizando a implementação das salas de acolhimento. Assim que concluída as questões normativas, as escolas da Rede Estadual de Ensino que necessitarem dessa oferta serão informadas pelo setor de competência", informou a SED por meio de nota.

 Além disso, a secretaria ressaltou que as salas de aula da EJA não foram estruturadas para dar suporte às crianças, mesmo que acompanhadas dos pais. "Pensando no bem-estar dos filhos e na permanência dos pais no processo de escolarização, a SED está estudando a melhor forma de normatizar esse atendimento", finaliza.

 Direto das ruas – A denúncia e as imagens chegaram ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, nosso canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

*Matéria editada para acréscimo de informação às 18h56.

Nos siga no Google Notícias