ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Sem transferências, pronto-socorro do HU fecha por superlotação

Hospital contava com ida de nove pessoas com covid para outras unidades há uma semana

Adriel Mattos | 06/08/2021 16:26
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã)

O PAM (Pronto Atendimento Médico) do Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), em Campo Grande, fechou nesta sexta-feira (6), após ultrapassar a capacidade de atendimento. O espaço tinha 18 leitos CTI (Centro de Terapia Intensiva) covid abertos por meio de convênio com a prefeitura de Campo Grande.

Nove pacientes em tratamento da doença causada pelo novo coronavírus seguem internados na unidade, dividindo espaço com outras pessoas com enfermidades diversas. Segundo o hospital, devido à superlotação, a equipe médica perdeu as condições de isolar os pacientes com covid-19.

Ainda conforme a instituição, o PAM está com 200% de ocupação, ou seja, 100% a mais que a capacidade, e a área verde do hospital registra 900% de ocupação, com pacientes em macas e cadeiras pelos corredores. O Humap informou que o fechamento deve durar até o remanejamento dos pacientes.

Em nota, a prefeitura de Campo Grande informou que está fazendo a transferência dos pacientes. Nenhum outro paciente foi encaminhado ao HU após o encerramento do convênio, mas aqueles já internados na unidade, tiveram agravamento do quadro, o que atrasou a operação. Três pacientes já foram remanejados para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) “Rosa Pedrossian”.

“Apesar de ter comunicado ontem à noite o fechamento do PAM ao Município, somente nesta sexta-feira (06) cinco pacientes deram entrada no hospital por demanda espontânea, ou seja, sem passar pela regulação. Por fim, cabe esclarecer que a Prefeitura de Campo Grande tem tomado todas as medidas necessárias para assegurar a assistência adequada à população”, conclui a nota.

Encerramento – No fim de julho, o Campo Grande News noticiou que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fechou 30 leitos UTI covid, após registrar queda de casos e mortes e avanço na vacinação. Entre essas vagas, algumas estavam no HU.

O convênio com o hospital terminou em 30 de julho, após pedido de encerramento no dia 7 do mesmo mês. Dos 28 leitos disponibilizados, 18 seguem em operação.

Direto das Ruas – A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias