ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Vizinho denuncia idoso que vive em casa lotada de lixo e “cheiro insuportável”

Segundo denúncia, morador passa o dia catando lixo na rua e levando para o quintal de casa

Viviane Oliveira | 28/10/2021 10:16


De cima do muro, vizinho fez vídeo para mostrar o quintal da casa de um idoso que vive sozinho em meio ao lixo, num imóvel humilde na Rua Pinus, no Jardim Centro Oeste, localizado na saída para São Paulo, região sul de Campo Grande.

Conforme Ronny Macedo, que mora ao lado, o idoso fica o dia inteiro catando lixo na rua e levando para a casa. “Já veio o pessoal da saúde aqui. Nesse lugar, não tem condições de moradia, não tem água, nem luz. Mas ele não quer ajuda de ninguém”, lamentou.

Outra preocupação do morador é com o mosquito da dengue, por causa do período de chuva, e da presença de outros animais peçonhentos. Acumular materiais recicláveis de forma inadequada ou lixo representa risco à saúde.

Na maioria dos casos, o acumulador sofre distúrbio psicológico e deve receber acompanhamento de alguma unidade de saúde. Preocupado com a situação, Ronny afirma não saber mais o que fazer. “Gostaria de uma orientação, o mau cheiro na hora do almoço é muito forte. Se ninguém fizer nada, Campo Grande terá dois lixões”, lamentou.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), até então não tinha recebido nenhuma reclamação sobre o assunto no bairro. "Após a solicitação da imprensa, uma equipe será enviada ao local para verificar a situação, que aparentemente se trata de um acumulador".

Para evitar que a situação chegue a níveis tão extremos, como o apresentado em vídeo, a recomendação é acionar a secretaria por meio do telefone da ouvidoria, pelo 3314-9955. "Assim a reclamação será encaminhada para o setor responsável, que neste caso é a Vigilância Ambiental, para que o problema seja sanado o mais rápido possível".

Outros casos - Em junho deste ano, duas irmãs foram presas por acumular lixo e por maus-tratos a animais, na Rua José Paes de Farias, no Jardim Jacy. Elas viviam numa casa de madeira com risco iminente de queda com quase 189 bichos em meio a muita sujeira, ratos e baratas. Em maio, idoso de 68 anos foi preso em flagrante pelo crime de poluição, no Bairro Piratininga, por acumular grande quantidade de lixo em sua casa e terreno.

Em 2019, Operação da Polícia Civil, em parceria com a prefeitura da Capital, acabou com a prisão de uma mulher, de 67 anos, moradora do Bairro Vilas Boas. No local, região nobre da cidade, equipes encontraram o imóvel em condições higiênicas precárias, apresentando alto risco sanitário.

Direto das Ruas - A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias