Vazio sanitário do algodão tem início em MS

Começou nesta segunda-feira (1) o período de vazio sanitário do algodão em Mato Grosso do Sul. O período de proibição do cultivo do algodão segue até o dia 30 de novembro e foi determinada por uma resolução da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, da Indústria, do Comércio e Turismo) publicada no dia de setembro.
No Estado, o vazio sanitário atinge os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
O objetivo da restrição é impedir o avanço da praga conhecida como “Bicudo Algodoeiro”. De acordo com a Ampasul (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), os produtores rurais já receberam armadilhas para o combate ao besouro e a destruição das soqueiras já esta adiantada em boa parte das regições.
Na safra de 2011/2012, Mato Grosso do Sul tem uma área de 62 mil hectares de algodão e uma produção estimada de 241,8 mil toneladas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).