A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

10/10/2014 12:48

Aberto agendamento de processos para Semana da Conciliação do TJ

Liana Feitosa

Interessados em participar da Semana da Conciliação 2014 já podem se cadastrar via internet pelo site http://www.tjms.jus.br/conciliacao/agendamento.php. O link permite que seja feito agendamento online de audiências para a semana de 24 a 28 de novembro.

As conciliações podem ser eficazes na solução de vários tipos de conflitos. Pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio estão entre os assuntos passíveis de conciliação.

Com a iniciativa, operadores do Direito e a sociedade em geral podem desenvolver a conscientização e a cultura conciliatória como um mecanismo eficiente para a solução de problemas de ordem judicial.

O mecanismo só não pode ser utilizado em casos que envolvem crimes contra a vida, como homicídios, por exemplo, assim como em situações previstas na Lei Maria da Penha, como casos de denúncia de agressões entre marido e mulher.

Cadastro - Para se cadastrar no agendamento online, basta preencher os campos com o número do processo, o CPF da parte e um e-mail e aguardar a manifestação do cartório. O recurso é válido apenas para processos em 1ª instância.

Todas as comarcas e varas do Estado de Mato Grosso do Sul estão envolvidas na semana e os acordos firmados têm validade jurídica. Por isso, caso uma das partes não cumpra o combinado, a ação pode ser levada novamente à justiça.

Mobilização – Segundo o Tribunal de Justiça, as ações da iniciativa, neste ano, deverão mobilizar magistrados e servidores na solução de demandas judiciais de massa, que envolvem os maiores litigantes da justiça, como instituições bancárias, de telefonia e órgãos públicos, além de processos relacionados ao Direito de Família.

Desde que foi criada, em 2006, a Semana Nacional da Conciliação já realizou 2 milhões de audiências e alcançou cerca de R$ 6 bilhões em valores homologados.

Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions