ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Agricultores têm até janeiro para cadastrar área plantada com soja

Por Renata Volpe Haddad | 15/11/2016 09:13
Área plantada de soja precisa ser cadastrada até 10 de janeiro na Iagro. (Foto: Famasul)
Área plantada de soja precisa ser cadastrada até 10 de janeiro na Iagro. (Foto: Famasul)

Agricultores precisam realizar até 10 de janeiro, o cadastramento obrigatório de áreas de plantio de soja da safra 2016/2017, no Saniagro (Sistema de Atenção Animal da Iagro). A submissão das informações serve para o controle de dados relativos ao agronegócio de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), os produtores precisam utilizar o recurso para atualizar dados já cadastrados ou inserir novas informações e a ação é obrigatória, prevista em lei.

A norma prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. Ou seja, o cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de defesa sanitária vegetal no Estado.

Quem não atualizar os dados ou não se cadastrar pode, conforme a lei, pagar multa. De acordo com o chefe da Divisão de Defesa Vegetal de Mato Grosso do Sul, Filipe Portocarrero Petelinkar, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações.

“A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”.

O cadastramento deve ser feito pelo site da Iagro

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário