ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Alimentação fica mais cara, mas inflação de julho é a menor do ano

Priscilla Peres | 09/08/2016 09:34
Leite ficou mais caro no mês passado pressionando o preço dos derivados. (Foto: Alcides Neto)
Leite ficou mais caro no mês passado pressionando o preço dos derivados. (Foto: Alcides Neto)

A inflação de Campo Grande terminou julho em 0,39%, menor índice mensal do ano. Dados do IPC/CG (Índice de Preços ao Consumidor) divulgados hoje, mostram que a Alimentação foi o grupo que mais pesou no bolso, enquanto os gastos com Transporte diminuíram.

Em doze meses, a inflação acumulada soma 9,34%. Apesar da queda, o índice está acima do teto da meta de 6,5% estabelecida pelo CNM (Conselho Monetário Nacional). Em sete meses, a inflação chega a 5,25%, acima do centro da meta, que é 4,5%.

O pesquisador Celso Correia de Souza, do Nepes (Núcleo de Pesquisas Econômicas) da Uniderp, prevê inflação acumulada para 2016 em torno de 7%. "O índice manteve tendência queda de fevereiro a abril, cresceu em maio e voltou a cair em julho, um comportamento que pode ajudar o governo", afirma.

Neste ano, a Alimentação teve alta de 15,68%, sendo o segmento que mais influenciou no custo de vida dos campo-grandenses. A variação se deve, principalmente as condições climáticas no período.

Em seguida, Educação (13,33%) e Despesas Pessoais (9,36%) foram os setores que mais pesaram no bolso do consumidor. Em julho, o grupo Transportes registrou queda de -0,46% e ajudou a segurar a inflação.

Nos siga no Google Notícias