ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

André chora e diz que Minc quer vender MS

Redação | 17/09/2009 10:17

O governador André Puccinelli (PMDB) chorou nesta manhã ao falar das dificuldades que está enfrentando quanto ao ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico).

Ele acusou o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) de "vender" o Estado para obter o selo verde do álcool.

"Entregaram Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao capital internacional para obterem o selo verde do etanol", disparou, aos prantos, durante o 1º Fórum Estadual de Gestão Pública.

"Os sul-mato-grossenses são antes de tudo fortes, e não vão aceitar essa imbecilidade", protestou, garantindo que vai envolver a bancada federal e a Assembléia Legislativa na questão.

O governador pediu, inclusive, que os deputados Júnior Mochi (PMDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB) organizem cerca de seis audiências públicas nas regiões Norte e Sudoeste do Estado, para que o assunto seja amplamente debatido.

Na prática, o ministro Carlos Minc diz que nenhum País vai querer comprar álcool produto de devastação da Amazônia e do Pantanal. Por isso, o governo federal está preocupado em vetar o plantio nos dois biomas e garantir o selo verde para o País.

O coordenador do ZEE, Sérgio Yonamine, diz que o problema está no encaminhamento político que foi dado à questão.

"A questão política está acima das questões técnicas. O nosso ZEE está muito semelhantes ao Zoneamento Agroecológico do governo federal, o problema é que eles deixaram de analisar clima, solo, ar, ou seja, a parte técnica, estão englobando tudo e determinando que a cana não seja plantada no Pantanal", detalhou.

Yonamine explicou que a extensão territorial de Mato Grosso do Sul é de 37,7 milhões de hectares, das quais 18,7 milhões situam-se na área conhecida como Alto Paraguai. Mais de 1 milhão de hectares seria perdido economicamente, pela proposta do governo federal.

Nos bastidores, comenta-se que o governo estaria encaminhando entre hoje e amanhã um projeto de Lei ao Congresso, sobre o zoneamento da cana em todo o País. A proposta veta complemente o plantio na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

Nos siga no Google Notícias