ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

André dá uma semana para setor da cana se adequar

Redação | 22/12/2009 11:19

Em reunião ontem à tarde com empresários do setor sucroacooleiro, o governador André Pucinelli (PMDB) determinou condições para concessão de benefícios fiscais. Se não forem atendidas até o fim deste ano, ou seja, em praticamente uma semana, além de perder a oportunidade de aumentar o crédito, as empresas perderão o que já têm.

O governador explicou que, além do ICMS presumido, havia concedido 2% a mais de crédito ao setor, mas reduziu a 1%, até que as determinações sejam atendidas. Se isso não correr, os benefícios fiscais serão suspensos.

A principal preocupação do governo é com a deterioração das pontes por conta do excesso de peso, principalmente por conta dos caminhões carregados com cana-de-açúcar. O Diário Oficial do Estado desta terça-feira traz decreto que trata das operações fiscais com a cana-de-açúcar.

Ontem os representantes do setor assumiram compromisso verbal de observar, por escrito, os requisitos do governo quanto o limite de peso transportado nos veículos. "Disseram que vão falar com o Sindicato e farão a observância dos requisitos por escrito. Se até a virada do ano não o fizerem, em 2010 perderão os benefícios", disse André.

Segundo o governador, mais de 100 pontes foram destruídas no Estado, devido ao excesso de cargas transportadas por caminhões. O maior responsável por esta situação é o setor sucroalcooleiro. "Além de não ter Fundersul, que a lei disse que deveria ter, estão colocando em cima do caminhão peso acima de 60 mil quilos, 90 mil quilos. E isso faz com que ocorram os estragos", reclamou André, na segunda-feira.

Nos siga no Google Notícias